O DESCARTE DE PERFUROCORTANTES POR PORTADORES DE DIABETES MELLITUS NO MUNICÍPIO DE PARIPIRANGA-BA

Author:

Carvalho Kaique Maximo de Oliveira,Matos Alessandra Fraga,Fontes Ana Cristiane Reis,Santos Bruno Oliveira,Santana Cassiane Barreto,Dos Santos Tácia,Da Silva Marcos Carvalho,Silva Juliana de Sousa

Abstract

O Diabetes Mellitus (DM) tem demonstrado padrão de crescimento expansivo na população brasileira em geral e devido sua aferição e rastreio ser realizado com material perfurocortante mostra o risco que a população sofre com o mau descarte. Objetivo: A presente pesquisa objetiva-se em avaliar o nível de conhecimento e manejo dos resíduos perfurocortantes no ambiente domiciliar por portadores de diabetes mellitus no município de Paripiranga/BA. Métodos: trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva, com abordagem qualitativa, a qual utilizou como técnica de pesquisa a entrevista semiestruturada para obter mais informações acerca da problemática apresentada. Resultados: Foi possível observar que no município de Paripiranga/BA os indivíduos rastreados com diabetes mellitus que são usuários insulinodependentes ou realizam o teste glicémico no domicílio, acabam descartando o material perfurocortante de forma indevida, aumentando assim a suscetibilidade e risco de contaminações no ambiente. Considerações finais: Os resultados obtidos com a pesquisa demonstram que a falta de informação da população e dos agentes comunitários de saúde (ACS) estão intrinsecamente relacionadas à problemática, evidenciando a necessidade de capacitações para os profissionais, para que assim a população insulinodependente compreenda como realizar o descarte de perfurocortantes de forma eficiente.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference21 articles.

1. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA). (2018). RDC No 222. Regulamenta as Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde e dá outras providências. Diário Oficial da União (61)1, 1–22.

2. AQUINO, S.; ZAJAC, M. A. L.; KNIESS, C. T. Percepção de diabéticos e papel dos Profissionais de Saúde Sobre a Educação Ambiental de Resíduos perfurocortantes produzidos em domicílios. Revbea. 2019; 14(1): 186-206.

3. AZEVEDO, L.V. et al. Educação ambiental e legislação: reflexões sobre participação e efetividade. Revista Brasileira de Educação Ambiental - Revbea, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 284-295, 2017.

4. BARROSO, F. B. S. Acondicionamento e descarte de perfurocortantes: um estudo dos resíduos gerados por usuários de insulina no tratamento do diabetes mellitus. 2020. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) Universidade de Brasília, Brasília, 2020.

5. BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2019-2020. Brasília: Sociedade Brasileira de Diabetes, 2019. 491 p.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3