Author:
Mendes Maria Estela Ribeiro,Pina Silvia Aparecida Mikami Gonçalves
Abstract
Este artigo apresenta o processo de planejamento, implantação e resultados preliminares do uso de jardins filtrantes, jardins de chuva e biovaletas para o tratamento de efluentes e manejo das águas pluviais do Centro de Pesquisa & Inovação da L’Oréal Brasil, localizado no Rio de Janeiro. A pesquisa foi desenvolvida no período de 2015 a 2017, desde o desenvolvimento do projeto até a construção e operação dos sistemas envolvidos. A pesquisa visou reconhecer a colaboração da fitorremediação, uma Solução baseada na Natureza (SbN) que faz uso de plantas para despoluição, enquanto estratégia para composição da paisagem urbana e gestão das águas, agregando multifuncionalidade aos espaços. Como resultado, foi identificada a eficiência técnica das soluções, simplicidade operacional, enriquecimento da biodiversidade e ampla aceitação das áreas verdes como espaços de convívio e valorização da paisagem. O estudo ainda trouxe a tendência colaborativa e integradora dos profissionais no desenvolvimento do projeto multidisciplinar, demonstrando a viabilidade de um planejamento sustentável e sistêmico no desenho de cidades mais integradas com a natureza. Como pontos de alerta, por se tratar de um sistema natural e vivo, foram mapeadas vulnerabilidades das espécies vegetais, que precisaram de reposição através da divisão de touceiras, além da necessidade de um período de amadurecimento do sistema para atingir a eficiência de tratamento de efluentes, considerando que as plantas precisam de um tempo para crescimento e a formação de uma zona de raízes robusta.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference13 articles.
1. CORMIER, Nathaniel S.; PELLEGRINO, Paulo Renato Mesquita. INFRA-ESTRUTURA VERDE: UMA ESTRATÉGIA PAISAGÍSTICA PARA A ÁGUA URBANA. Paisagem Ambiente: ensaios, [s. l.], v. 25, p. 125, 2008.
2. DAVIS, Luise. A Handbook of Constructed Wetlands. Washington, DC: U.S. G.P.O., Supt. of Docs, 1994.
3. FARR, Douglas. Urbanismo Sustentável - Desenho Urbano Com A Natureza. Tradução Alexandre Salvaterra. Brasil: Bookman, 2013.
4. FRANTZESKAKI, N. Seven lessons for planning nature-based solutions in cities. Environ. Sci. Policy, 93 (October 2018) pp. 101-111, 2019.
5. FRISCHENBRUDER, Marisa T. Mamede; PELLEGRINO, Paulo. Using greenways to reclaim nature in Brazilian cities. Landscape and urban planning, [s. l.], v. 76, n. 1, p. 67–78, 2006.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献