ESCOLHAS ALIMENTARES INFANTIS: RISCOS À SAÚDE E REFLEXOS NA VIDA ADULTA

Author:

Santo Lohayne Marins do Espírito,Martinelli Lucas,Barbosa Brunno Machado,Dos Santos Vinicius Teixeira,Alves Claudia Maria Fiuza,Marcussi Bernardo Alberto,Corado Patrícia Ribeiro,Marcussi Adriana Paula Slongo

Abstract

Na atualidade, o tempo se tornou uma riqueza escassa diante das inúmeras tarefas a serem cumpridas. Dentro dessa realidade, a praticidade passou a ser supervalorizada. Eis que surgem, então, hábitos como o consumo de alimentos industrializados, que comparados aos alimentos in natura requerem menor tempo de preparo. Para sua comercialização, esses alimentos são acondicionados em embalagens utilizadas como espaço de merchandising, trazendo informações implícitas e explícitas que muitas vezes os associam à felicidade e ao bem estar. Entretanto, a ideia construída pelo marketing pode não ser condizente com o real significado do alimento para a saúde. Todos os alimentos apresentam as informações nutricionais em seus rótulos, onde esta pode ser a única fonte de informação disponível para o consumidor na hora da compra, sendo assim, é imprescindível que o consumidor seja capaz de entender e usar a informação disponível. O fato de a rotulagem ser obrigatória não significa que os consumidores a estejam utilizando como uma ferramenta para a escolha de alimentos saudáveis, o que faz com que a indústria de alimentos se aproveite disso e invista em embalagens chamativas. Este trabalho teve como objetivo analisar as embalagens de alguns produtos industrializados geralmente consumidos pelo público infantil, a fim de poder permitir uma maior reflexão e escolhas mais conscientes e acertadas, no que se refere à saúde infantil. Para essa análise foram selecionados os produtos: nesfit – cacau e cereais, trakinas de chocolate e bolinho Ana Maria sabor baunilha. As análises foram realizadas em cima dos rótulos dos produtos, assim como dos ingredientes e em função da tabela nutricional dos mesmos. Pode-se perceber pela análise destes produtos muito consumidos pelo público infantil, que o grande aumento de crianças obesas e com problemas de aumento da pressão arterial, deve-se a uma alimentação desbalanceada, permitida pelos próprios pais uma vez que estes não se atentam a rotulagem de produtos infantis que estão repletos de açúcares, gordura trans e sódio como pode-se verificar nos produtos analisados, e que são muito consumidos por crianças, o que ocasiona um paladar vinculado a alimentos, especialmente ricos em carboidratos e aditivos introduzidos na forma de sal, causando riscos de obesidade infantil e aumento da pressão arterial na vida adulta.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference15 articles.

1. ALMEIDA, S.S.; NASCIMENTO, P.C.B.D.; QUAIOTI, T.C.B. Quantidade e qualidade de produtos alimentícios anunciados na televisão brasileira. Revista Saúde Pública, v. 36, n.3, 2002.

2. ARENHART, M.; BALBINOT, E.L.; BATISTA, C.P.; PROCHNOW, L.R.; MARQUES, E.B.; PORTELLA, E.A.; BLASI, T.C. A realidade das gorduras trans: conhecimento ou desconhecimento. Revista Ciências da Saúde, v.10, n.1, 2009.

3. CALEGARI, E.P.; COLOMÉ, F.L.; JACQUES, J.J. Análise semiótica de embalagens de alimentos industrializados orgânicos e convencionais. Educação Gráfica, v.20, n.2, 2016.

4. CONDE, W. L.; BORGES, C. O risco de incidência e persistência da obesidade entre adultos brasileiros segundo seu estado nutricional ao final da adolescência. Revista Brasileira de Epidemiologia, v.14, n.1, 2011.

5. ENES, C.C.; SLATER, B. Obesidade na adolescência e seus principais fatores determinantes. Revista Brasileira de Epidemiologia, v.13, n.1, 2010.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3