Author:
Barcik Lucas Zappia,Garrett Alexandre Techy de Almeida,Watzlawick Luciano Farinha,Ukan Daniele
Abstract
Estima-se que no mundo há um total de 7 milhões de espécies de insetos preenchendo os mais diferentes ambientes sendo que suas populações são influenciadas pelo meio em que vivem e, portanto, é um grupo que tem sido usado nos estudos sobre a qualidade do meio ambiente. Este trabalho teve o objetivo de estudar a diversidade de famílias da entomofauna em quatro composições florestais identificando as famílias para estudos relacionados a bioindicadores. Foram instalados um transecto com seis pontos amostrais compostos por duas armadilhas (pitfall e Carvalho-47) nas seguintes composições florestais: Floresta Ombrófila Mista na Floresta Nacional de Irati (FOMFLI), reflorestamento de pinus (RPT), Floresta Ombrófila em sistema Faxinal (FOMSF), e um plantio de erva-mate sombreado (PIP). Calculamos a diversidade e a riqueza de famílias através do índice de Shannon, Simpson e Margelef, testamos a média da diversidade de Shannon em um esquema fatorial. Foram coletados 3474 insetos, pertencentes a 11 ordens e 50 famílias em todas as áreas. As ordens mais abundantes foram Hymenoptera, Coleoptera e Diptera, em todas as áreas. As famílias mais abundantes foram Scolytidae, Drosophilidae e Formicidae para FOMSF, RPT e PIP, enquanto na FOMFLI as mais abundantes foram Staphylinidae, Drosophilidae e Formicidae. A composição florestal mais rica e diversa segundo os índices calculados, foi a FOMFLI. As famílias com potenciais para avaliações de bioindicadores considerando as quatro composições foram as famílias Formicidae da ordem Hymenoptera, Scolytidae, Nitidulidae e Staphylinidae da ordem Coleoptera e Drosophilidae da ordem Diptera.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference30 articles.
1. ABREU R.L.S, Estudo da ocorrência de Scolytidae e Platypodidae em madeiras da Amazônia. Acta Amazonica. 22 (3): 413-420, 1992.
2. BUZZI, Z. J. Entomologia Didática. Curitiba, UFPR, 2013. 5 ed.
3. BOSCARDIN, J. et al. Índices faunísticos para a entomofauna coletada em plantios de Eucalyptus spp. In: VII Congreso de Medio Ambiente. Actas... 7mo Congreso de Medio Ambiente AUGM. La Plata, Argentina. 2012.
4. CAMARA, R. et al. Effects of Natural Atlantic Forest regeneration on Soil Fauna, Brazil. Floresta e Ambiente – Flor@m. 25(1), 2018.
5. CARVALHO A.G, Armadilha modelo Carvalho - 47. Revista Floresta e Ambiente. 5(1): 225-227, 1998.