Author:
Pedroso Regina,Flores Cecília Dias
Abstract
O uso de tecnologias tem avançado cada vez mais a fim de oferecer organização e qualificação aos serviços públicos de saúde. Neste sentido, o presente estudo teve por objetivo compreender a percepção dos profissionais da Atenção Primária em Saúde quanto ao uso cotidiano do e- SUS. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, realizada na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Responderam ao questionário quantitativo 43 profissionais e o qualitativo 17, todos vinculados a Coordenadoria Regional Norte de Saúde do município e que utilizam do e-SUS diariamente. Os resultados obtidos a partir dos relatos dos participantes foram categorizados em: Importância do e-SUS, Uso cotidiano do sistema, Treinamento e Gestão e comunicação. Conclui-se que sua utilização é importante para a melhoria do atendimento e continuidade do cuidado, contribuindo para otimização dos processos de trabalho. Entretanto, ainda existem aspectos e concepções que dificultam a incorporação ideal dessa tecnologia, como falta de treinamento adequado, apoio técnico e comunicação entre os demais sistemas da rede.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference17 articles.
1. ARAUJO, J. R.; FILHO, D. C. A; MACHADO, L. D. S; MARTINS, R. M. G. RACHEL CRUZ, R.S.B.L.C. Sistema e-SUS AB: percepções dos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família. Saúde debate vol.43 no.122. Rio de Janeiro, 2019.
2. BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
3. GONTIJO, T. L.; LIMA, P. K. M.; GUIMARÃES, E. A. A; OLIVEIRA, V. C.; QUITES, H. F. O.; BELO, V. S. Informatização da atenção primária à saúde: o gestor como agente de mudança. Revista Brasileira de Enfermagem. 2021;74(2): e20180855.
4. HOHENBERGER, G.F. O Uso Do Prontuário Eletrônico na Atenção Primária à Saúde do Estado do Rio Grande do Sul: Da Implantação à Ferramenta de Gestão. Dissertação de Mestrado, PPGTIG / UFCSPA. Porto Alegre, 2021.
5. JANETT, R. S.; YERACARIS, P. P. Electronic Medical Records in the American Health System: challenges and lessons learned. Ciência & Saúde Coletiva, 25(4):1293-1304, 2020.