Author:
De Assis Fabio Rangel,Gomes Sabrina Kaylane Cardoso,Silva Paulo Vitor Jordão da Gama
Abstract
Os aspectos psicológicos do comportamento humano tiveram uma nova perspectiva em diversos campos. A personalidade, desde então, não era vista como uma simples descrição do indivíduo e sim associada as decisões do cotidiano. Este trabalho busca entender como a tomada de risco pode sofrer influência da personalidade e das atitudes frente ao endividamento dos jovens universitários de baixa renda da baixada fluminense do Rio de Janeiro. Foram desenvolvidas regressões múltiplas com a variável independente sendo a tolerância ao risco (Grable & Lytton, 1999) e as independentes os traços de personalidade (Hernandez, 2009; Goldberg, 1992), atitudes frente ao endividamento (Moura, 2005) e as características sociodemográficas. Os principais achados em relação a tomada de risco apontaram uma associação positiva e significativa do traço de personalidade masculino, bem como a estabilidade emocional, a extroversão e das atitudes frente ao endividamento. Foi possível notar que nas situações de vulnerabilidade financeira as mulheres podem assumir papeis de protagonismo em suas famílias, sendo mais estáveis emocionalmente e possuindo traços mais característicos do masculino.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference58 articles.
1. Bem, S. L. (1974). The measurement of psychological androgyny. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 42 (2), 155-162.
2. _______ (1981). Gender Schema Theory: A Cognitive Account of Sex Typing. Psychological Review, 88 (4), 354-364.
3. Bortoluzzi, D. A., Boligon, J. A. R., Hollveg, S. D. S., Medeiros, F. S. B., & Maria, S. (2015). Aspectos do endividamento das famílias brasileiras no período de 2011-2014. Revista Perspectiva, 39(146), 111-123.
4. Bragança, G. L., & Silveira, M. A. C. (2011). Determinantes da alocação de portfólio dos investidores brasileiros: Uma análise empírica com dados de fundos de investimentos. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Rio de Janeiro, Texto para Discussão, n. 1608.
5. Campos, B. C. D. A. Vieira Belão, B., & Yuho Endo, G. (2020). Educação Financeira nas Escolas Públicas: Estudo do Possível impacto desse Instrumento nos Estudantes no Interior do Estado de São Paulo. Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente, 10(2), 1–15.