Author:
Silva Armistrong Martins da,Braga Núbia Costa de Almeida,Pinho Ana Paula Moreno,Silva Áurio Lúcio Leocádio da
Abstract
O descarte de resíduos vem crescendo exponencialmente em vários países, exigindo mudanças comportamentais e de consumo das pessoas. O objetivo do artigo é investigar a percepção de brasileiros residentes nos Estados Unidos da América e em Portugal, quanto às mudanças comportamentais, à conscientização sobre o consumo, às diretrizes e práticas de descarte. A pesquisa é qualitativa, descritiva e exploratória, sendo realizadas análises documentais e entrevistas semiestruturada com doze imigrantes. Os resultados revelam que a cultura local, o descarte de resíduos, a observações das ações e a mudança de hábito ao morar no exterior são categorias que delineiam o comportamento e o consumo pró-ambiental dos indivíduos. O estudo contribui e aprofunda os conhecimentos sobre às teorias do comportamento sustentável, às legislações internacionais e o gerenciamento do descarte de resíduos, colaborando para o entendimento das mudanças de hábitos e práticas de consumo sustentáveis de imigrantes, frente à cultura e às regras de cada país.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference50 articles.
1. AFONSO, M. H. F. et al. Comportamento de Consumo Sustentável: Mensuração com o uso da Teoria da Resposta ao Item. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v.14. p.16-29, 2016.
2. ARRUDA FILHO, E. J. M; CARDOSO, B. L., BARBOZA, M. N. L. Intenção de consumo verde no contexto das características egoístas ou altruístas do produto versus a consciência ambiental do usuário. Cad. EBAPE.BR., v. 17, n. 2, p. 414-434, 2019.
3. AXON, S. Keeping the ball rolling: Addressing the enablers of, and barriers to, sustainable lifestyles. Journal of Environmental Psychology, v. 52, p.11–25, 2017.
4. BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Almedina Brasil, 2011.
5. BONI, V.; QUARESMA, S. J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, v. 2, n. 3, p. 68-80, 2005.