Author:
Conceição Kassia Marlene,Aguiar Simirene Conde,Maciel Thaynná Silva Corrêa Gama,Andrade Júlia Nare de Oliveira,Cunha Letícia Gomes Melo,Fernandes Luana Caroline Nunes,Avelino Karen Fernanda Andrade,Da Silva Gabriella Mendonça,Verçosa Ádria Beatriz barbosa da Silva,Correia Jennifer Martins
Abstract
O presente estudo teve como objetivo relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem locados em um hospital infantil público da cidade de Manaus (AM) e discutir como estes percebem as contribuições da prática curricular referente a disciplina de Enfermagem no cuidado integral à saúde da criança, dada sua importância na formação acadêmica e profissional do estudante durante tal processo pedagógico. Trata-se de um relato de experiência, desenvolvido durante a primeira quinzena do mês de novembro, no turno matutino, das 7h às 12h da manhã de segunda a sexta, com atividades desenvolvidas nas alas ambulatoriais, enfermarias, centro cirúrgico e sala de imunização. Foi possível perceber que esse tipo de experiência tem um papel fundamental na formação de competências profissionais dos estudantes. Percebe-se a necessidades de mais ações de ensino e aprendizagem prática, em que se utilizem melhor o espaço de estágio, incentivando no discente a tomada de decisão, raciocínio clinico e atuação eficaz em campo, além de maior acesso dos mesmos a laboratórios para que possam praticar antecipadamente os procedimentos e assim se sentirem mais confiante frente as diferentes demandas assistenciais.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference17 articles.
1. AGUIAR, A. C. DE; RIBEIRO, E. C. DE O. Conceito e avaliação de habilidades e competência na educação médica: percepções atuais dos especialistas. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 34, n. 03, p. 371–378, set. 2010.
2. ANDREWS, T. et al. A metodologia da teoria fundamentada nos dados clássica: considerações sobre sua aplicação na pesquisa em enfermagem. Texto & contexto enferm, p. e1560017–e1560017, 2017.
3. BENITO, G. A. V. et al. Desenvolvimento de competências gerais durante o estágio supervisionado. Rev. bras. enferm, p. 172–178, 2012.
4. CURSINO, E. G.; FUJIMORI, E.; GAÍVA, M. A. M. Integralidade no ensino da saúde da criança na Graduação em Enfermagem: perspectiva de docentes. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 48, p. 110–117, fev. 2014.
5. FLACH, L.; SIMONE ANTONELLO, C. A teoria sobre aprendizagem informal e suas implicações nas organizações. GESTÃO.Org, v. 8, n. 2, p. 193–208, 2010.