Author:
Aguiar Joycilane Oliveira,Sampaio Hyrlana Felix,Teles Rita de Kassia Abreu Souza,Arruda Helane Brasil,Ximenes Hugo Aragão,Mapurunga Júlia Loiola,Oliveira Paulo Roberto da Costa,Da Silva Geison Marques
Abstract
Esta pesquisa objetiva discutir, por meio de uma pesquisa bibliográfica, de cunho descritivo, sobre a problemática do trabalho infantil no Brasil. Em um primeiro momento, discutirá sobre a conceituação do termo e como se apresenta na legislação vigente, principalmente no território nacional brasileiro o trabalho infantil. Abordaremos também sobre a realidade dessa vulnerabilidade expressa aqui no Brasil e no mundo, discutindo sobre as políticas de enfrentamento para o combate do Trabalho Infantil no Brasil. Concluímos com este estudo, que o Trabalho infantil ainda levanta sérios questionamentos, embora a discussão tenha ganhado atenção, ainda não foi erradicado, e ainda trazem sérias consequências, necessitando de uma maior ênfase e fiscalização por meio dos órgãos de Proteção de Defesa da Criança e do Adolescente.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference29 articles.
1. ALBERTO, Maria de Fátima Pereira et al. O trabalho infantil doméstico e o processo de escolarização. Psicologia & Sociedade, v. 23, p. 293-302, 2011.
2. ANDRADE, Simei Santos; SANTOS, Raquel Amorim dos. Direitos humanos e trabalho infantil na Amazônia: a lógica do capital predatório e a subversão de crianças no norte do Brasil. Psicología, Conocimiento y Sociedad, v. 11, n. 1, p. 24-37, 2021.
3. BRASIL. Constituição Federal. Disponível em 4. BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 16 jul. 1990a.
5. BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. (2010a). Orientações técnicas sobre o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos: Prioridade para crianças e adolescentes integrantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil Brasília, DF: Autor.