Author:
Lindoso Jakeline Reis Moraes,Silva Patrícia Oliveira
Abstract
A saúde mental feminina é afetada através do seu contexto de vida e por fatores externos, tais como aspectos socioculturais, legais, econômicos, de infraestrutura, e ambientais, e a identificação e a modificação desses fatores tornam possível a prevenção primária de algumas desordens psíquicas. E o exercício físico é essencial para o organismo, podendo ser definido como um processo fisiológico, responsável pela diminuição de gorduras, e do risco de desenvolver doenças como diabetes e hipertensão, auxiliando na resolução de problemas, memória, raciocínio, controle emocional e secreção de hormônios. Portanto, este trabalho tem como objetivo verificar como a prática de exercícios físicos tem contribuído de forma assertiva para a saúde mental de mulheres, e quais são seus benefícios. Quanto à metodologia, trata-se de uma revisão integrativa, em que a busca realizada utilizou as bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Periódicos (CAPES), e PUBMED, publicados entre os anos de 2017 a 2022, nos idiomas inglês e português com as seguintes combinações de descritores e operador booleano: “AND practice physical exercise and mental health and woman, (prática exercício físico e saúde mental e mulher. Como resultado, há uma maior relevância no campo da saúde mental feminina promovendo autocuidado da mulher frente a ansiedade e a depressão, afetando positivamente o bem-estar geral e a qualidade de vida das mulheres. Em síntese, o estudo traz que a prática de exercícios físicos como uma via terapêutica importante no tratamento de transtornos mentais, além de melhorar significativamente outros parâmetros fisiológicos.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference32 articles.
1. ARAÚJO, Sônia Regina Cassiano de; MELLO, Marco Túlio de; LEITE, José Roberto. Transtornos de ansiedade e exercício físico. Brazilian Journal of Psychiatry, v. 29, p. 164-171, 2017.
2. ASSUNÇÃO, Jadson Ian Costa; ASSUNÇÃO, Jeane Rodella. A importância do exercício físico no tratamento dos transtornos mentais. Práticas e Cuidado: Revista de Saúde Coletiva, v. 1, p. e9992-e9992, 2020.
3. BONDAREV D, Sipilä S, Finni T, Kujala UM, Aukee P, Kovanen V, Laakkonen EK, Kokko K. Associations of physical performance and physical activity with mental well-being in middle-aged women. BMC Public Health. 2021 Jul 23;21(1):1448. Doi: 10.1186/s12889-021-11485-2. PMID: 34301225; PMCID: PMC8299573.
4. CAMPOS, Cezenário Gonçalves et al. Conhecimento de adolescentes acerca dos benefícios do exercício físico para a saúde mental. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, p. 2951-2958, 2019.
5. CAMPOS-USCANGA, Yolanda et al. Correr em espaços naturais: análise de gênero de sua relação com inteligência emocional, bem-estar psicológico e atividade física. Revista Internacional de Pesquisa Ambiental e Saúde Pública, v. 19, n. 10, pág. 6019, 2022.