Author:
Coelho André de Luna,Suassuna Maria Aparecida Ferreira Menezes,Dantas Josefa Kelly Lima
Abstract
As Pandemias no geral mudam a forma com que o ser humano se relaciona com o mundo e com o outro, no caso a da COVID-19 vem impondo uma necessidade de distanciamento físico maior entre as pessoas e a pressão de viver em situação de isolamento, fatores que podem vir a ocasionar sofrimento psíquico, e na atualidade encontram-se potencializados pelo medo da doença e as consequências que ela está gerando na sociedade. OBJETIVO: Tendo isto em vista o presente trabalho busca analisar os impactos da pandemia da COVID-19 na saúde mental das pessoas, sendo importante entender as facetas do sofrimento gerado e assim contribuir para a busca de possíveis soluções. MÉTODO: Foi utilizada da revisão bibliográfica narrativa para tentar situar não só as questões de natureza quantitativa, mas para discutirmos de forma mais abrangente as implicações da pandemia e forma com que ela afeta a subjetividade, usaremos como palavras de busca os termos: COVID-19, isolamento social, pandemias e saúde mental. RESULTADOS: Percebemos que, em tempos de pandemia, a saúde mental da população se mostra como um fator preocupante. Podemos observar estudos que constataram aumentos significativos de casos depressivos, ansiedade e insônia ocasionados pelo isolamento social e a mudança da rotina dos indivíduos. Dessa forma, percebemos a necessidade de mais estudos para que seja possível buscar estratégias eficientes na prevenção de sintomas relacionados a saúde mental, bem como a criação de uma rede de laços socioafetivos que possam criar uma sociedade mais empática e capaz de superar as dificuldades impostas pela COVID-19. CONCLUSÃO: O presente trabalho é um compilado de conhecimentos, tendo como referencia a produção científica, para podermos compreender melhor nossa realidade e também possui um papel fundamental para nós enquanto pesquisadores discutirmos e trabalharmos questões relacionadas à pandemia e ao agravo da saúde mental da população.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference18 articles.
1. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico Especial: COVID19 – 146, Situação Epidemiológica da COVID-19. Brasília: Ministério da Saúde, 2023.
2. BROOKS, Samantha K. et al. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. The lancet, v. 395, n. 10227, p. 912-920, 2020.
3. COSTA, Felipe de Almeida et al. COVID-19: seus impactos clínicos e psicológicos na população idosa. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 7, p. 49811-49824, 2020.
4. CRUZ, Roberto Moraes et al. O legado da pandemia da COVID-19 para a psicologia das organizações e do trabalho. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, v. 21, n. 2, p. 1-2, 2021.
5. DEPIERRO, Jonathan; LOWE, Sandra; KATZ, Craig. Lessons learned from 9/11: Mental health perspectives on the COVID-19 pandemic. Psychiatry research, v. 288, p. 113024, 2020.