Abstract
Introdução: Um dos eixos centrais do Programa Mais Médicos para o Brasil prevê a reestruturação nas residências de Medicina de Família e Comunidade do país, de modo que elas estejam adequadas à nova legislação, sendo pré-requisito para as demais residências médicas do país. Para esta mudança, é necessário que os programas existentes adaptem os seus programas de modo que estes estejam em consonância com o que se espera de um Médico de Família e Comunidade. Objetivo: Analisar a experiência da Universidade Federal de Uberlândia e a metodologia utilizada na reforma curricular do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade. Métodos: Estudo de caso com análise documental sobre o produto, atas e demais documentos construídos durante as três oficinas de reforma curricular executadas, além dos marcos regulatórios. Resultados: A metodologia utilizada nestas oficinas englobou o Arco de Maguerez como estratégia problematizadora que dialoga com a Pedagogia Progressista de Paulo Freire. Para participar das oficinas, foram convidados residentes, gestor, preceptores e docentes. Trabalhou-se com a matriz de planejamento estratégico Análise FOFA (Fortaleza, Oportunidade, Fraqueza e Ameaça) para realizar o diagnóstico situacional do programa; elencaram-se ainda os estágios a serem desenvolvidos, bem como os princípios pedagógicos utilizados e as ferramentas avaliativas. Conclusão: Observou-se uma mudança significativa no programa da residência com envolvimento principalmente de preceptores e residentes engajados na implementação desta nova proposta. Os desafios encontrados foram parcialmente superados, porém ainda existem questões relacionadas principalmente à dinâmica ensino-serviço que precisa ser melhor estruturada para a efetivação do novo programa.
Publisher
Sociedade Brasileira de Medicina de Familia e Comunidade (SBMFC)
Reference20 articles.
1. Brasil. Ministério da Saúde. Medida Provisória Nº 621 de 8 de julho de 2013. Institui o Programa Mais Médicos e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União; 2013.
2. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. CN de RM. Resolução 01 de 25 de maio de 2015. Regulamenta os requisitos mínimos dos programas de residência médica em Medicina Geral de Família e Comunidade - R1 e R2 e dá outras providências Brasilia: Diário Oficial da União; 2015.
3. Brasil. Ministério da Saúde. CN de RM. Resolução 01 de 03 de janeiro de 2016. Dispõe sobre a estrutura, organização e funcionamento das Comissões Estaduais de Residência Médica. Brasília: Diário Oficial da União; 2016.
4. Brasil. Ministério da Saúde. Programa mais Médicos – Dois Anos: Mais Saúde para os Brasileiros. Brasília: Ministério da Saúde; 2015.
5. Minayo MCDS. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciênc Saúde Coletiva. 2012;17(3):621-6. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000300007
Cited by
4 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献