Abstract
A COVID-19 trouxe um panorama desafiador e incerto para o mundo — especialmente no Brasil, em que, por conta do descrédito de medidas comprovadamente efetivas e políticas negacionistas, o cenário pandêmico tem sido devastador. Apesar disso, o País conta com muitas potencialidades para o enfrentamento da crise sanitária, notadamente por meio da Atenção Primária à Saúde. Um dos destaques seriam os Núcleos de Apoio à Saúde da Família, que poderiam atender às demandas multidimensionais da população, evidenciando-se aquelas causadas ou agravadas pela pandemia. No entanto, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família, criados em 2008, foram intensamente prejudicados pela Portaria nº 2.979, de novembro de 2019, e da Nota Técnica nº 3/2020, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, que representaram, em síntese, a desestruturação da Atenção Primária à Saúde. Assim, objetivamos demonstrar a importância dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família e os impactos de sua ausência no cenário pós-pandêmico.
Publisher
Sociedade Brasileira de Medicina de Familia e Comunidade (SBMFC)
Reference33 articles.
1. COVID‐19 and the clinical hematology laboratory
2. World Health Organization. Coronavirus disease (COVID-19) situation dashboard. Genebra: World Health Organization; 2021.
3. Brasil. Painel de casos de doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19) [Internet].2021 [acessado em 2 dez. 2021]. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/
4. Ventura D, Aith F, Reis R. The catastrophic Brazilian response to covid-19 may amount to a crime against humanity., Londres: The BMJ Opinion; 2021 [acessado em 8 abr. 2021]. Disponível em:https://blogs.bmj.com/bmj/2021/04/05/the-catastrophic-brazilian-response-to-covid-19-may-amount-to-a-crime-against-humanity/.
5. Atenção primária à saúde em tempos de COVID-19: o que fazer?
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献