Abstract
Objetivo: A pesquisa aborda a implementação da economia circular na cadeia de suprimentos sustentável, viabilizado por meio dos comodities no contexto sustentável. O artigo busca maiores níveis de sustentabilidade, atendendo a forte mobilização da sociedade por produtos com melhores desempenhos ambientais.
Método: Apesar de muitos estudos abordarem separadamente os conceitos, poucos estudos avançam na visão integrada de funcionamento da cadeia de suprimentos de produtos circulares. A revisão sistemática da literatura buscou relacionar a integração dos conceitos identificando aspectos chaves das partes interessadas, processos e ferramentas, que podem ser sincronizados para auxiliar as organizações na implantação do ambiente circular nas operações da cadeia de suprimentos e gerar ganhos de sustentabilidade.
Resultados: A evolução da cadeia de suprimentos como um resultado das necessidades de competição dos produtores, visando melhorias de mercado e redução de custos, a geração de valor ao longo da cadeia está muito focada na entrega de especificidade ao cliente. Por isso, a cadeia de suprimentos é sustentável, pois precisa obter um bom desempenho em medidas financeiras tradicionais, incluindo que se trata de sustentabilidade na cadeia de suprimentos para formar as três dimensões: social, ambiental e econômica.
Conclusão: O trabalho abre caminho para pesquisas futuras e aplicações práticas, considerando a necessidade de funcionamento sistêmico de tecnologias que promovam a atuação conjunta e ambiente de cooperação entre organizações, que favoreçam ganhos de sustentabilidade.
Publisher
Instituto Adventista de Ensino
Subject
Materials Chemistry,Economics and Econometrics,Media Technology,Forestry