Author:
Izaquiel Marinho Joselane,Soares Mariz Larissa
Abstract
A obesidade é entendida como o excesso de gordura corporal, a qual é considerada um problema da sociedade moderna que atinge em elevadas proporções à população infantil. É um problema mundial e um problema de saúde pública uma vez que vem crescendo em números exponenciais e atinge todas as faixas etárias e classes sociais. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo refletir sobre a importância do cuidado de enfermagem à criança com obesidade, tendo em vista à prevenção/promoção e consequentemente a diminuição da incidência da obesidade infantil. Trata-se de um estudo de uma revisão integrativa da literatura, que analisa estudos desenvolvidos mediante diferentes metodologias, permitindo aos revisores compilar resultados, a fim de reunir o conhecimento pré-existente sobre a temática. Como resultados foi possível perceber a importância da enfermagem frente ao cuidado à criança obesa bem como, de educador em saúde e participante da equipe multiprofissional de saúde. Por conseguinte, deve-se intervir e possibilitar uma melhor qualidade de vida a população, buscando apoiar a família, a escola e a comunidade para que todos possam participar ativamente da diminuição da obesidade infantil, prevenindo-os dos riscos e impedindo essas crianças de se tornarem um adulto obeso, e consequentemente vítima de outros agravos.
Palavras chave: Criança. Enfermagem. Obesidade.
Publisher
Revista Interdisciplinar em saude
Reference30 articles.
1. ALVES N.S.S.; FAUSTINO, T.K.A. Assistência de Enfermagem na Obesidade Infantil: Uma Revisão Integrativa. Brasília, 2019.
2. ARAUJO et al., Obesidade infantil: uma reflexão sobre dinâmica familiar numa visão etnográfica. Ceará: Universidade Federal do Ceará, 2006.
3. ARAÚJO S.N.M. et al. Obesidade infantil: conhecimentos e práticas de enfermeiros da Atenção Básica. Enfermagem em Foco, Piauí, v.3, n. 3, p. 139-142, 2012.
4. BRAGA V.A.S. et al. Intervenções do enfermeiro às pessoas com obesidade na Atenção Primária à Saúde: revisão integrativa. Revista da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo, v. 51, mar. 2017. Disponível em: . Acesso em: 15 de fevereiro de 2020.
5. BRASIL. Ministério da Saúde; Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: obesidade. Brasília: MS; 2014. (Cadernos de Atenção Básica, n. 38).