Author:
Leite de Alencar Neta Raimunda,Michely Gadelha do Nascimento Ingridy,Charllub Pereira Bezerra Yuri,do Nascimento Andrade Feitosa Ankilma
Abstract
Objetivo: Analisar a importância dos serviços de saúde para um envelhecimento ativo e melhorias na qualidade de vida dos idosos. Método: Revisão integrativa de literatura com base na pergunta norteadora: Qual a importância dos serviços de saúde no envelhecimento ativo com uma boa qualidade de vida entre a população idosa? realizada pesquisa por artigos nas bases de dados SCIELO, LILACS e BVS, no mês de fevereiro 2020, sendo encontrados 763 artigos, utilizando os seguintes descritores: “envelhecimento”, “promoção da saúde” e “qualidade de vida”, devidamente cadastrados no DeCS, empregando o operador booleano AND. Foram utilizados como critérios de inclusão: artigos completos, disponíveis na integra; publicados nos últimos cinco anos, em português e que responderam ao objetivo proposto no estudo. Sendo excluídos artigos que tratavam outros tipos de cuidados com os idosos e aqueles que não retratavam o envelhecimento humano. Ao final foram selecionados 4 artigos para compor o estudo. Resultados: A predominância de idosos é do sexo feminino, onde 55% destes são economicamente ativos. A participação dos idosos nos grupos de convivência possibilita grandes momentos de socialização, lazer, aprendizagens e desenvolvimentos de atividades físicas e mentais. Além disso, estratégias de saúde que abordam a autonomia e a manutenção da independência do indivíduo idoso contribuem positivamente com a manutenção do envelhecimento saudável, ativo e participativo. Conclusão: As ações de promoção e prevenção da saúde devem ser mais intensificadas com ações voltadas para rodas de conversas e atividades que incentivem a adoção de hábitos saudáveis e um envelhecimento ativo.
Palavras chave: Idoso. Serviços de Saúde. Qualidade de Vida.
Publisher
Revista Interdisciplinar em saude
Reference16 articles.
1. BERTOLDI, J. T. et al. Efeitos do método pilates na mobilidade da coluna vertebral na qualidade de vida de idosos: estudo de caso. Cinergis, v. 17, n. 1, 2016.
2. CRICHI, K. M. et al. Ações de Enfermagem e determinantes do envelhecimento ativo. Enfermagem Brasil, v. 15, n. 6, p. 307-314, 2016.
3. FARIA, L. C. et al. Envelhecimento, Relações de Gênero e Qualidade de Vida da População Idosa. In: Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 2019.
4. FREIRE, M. B. B. et al. Avaliação dos determinantes do envelhecimento ativo em idosos. Revista Kairós: Gerontologia, v. 20, n. 5, p. 43-65, 2017.
5. MELLO, N. F. et al. Método Pilates Contemporâneo na aptidão física, cognição e promoção da qualidade de vida em idosos. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 21, n. 5, p. 597-603, 2018.