Author:
Lúcia Basílio Carneiro Ana,Nunes Azevedo de Melo Mariana,Alves da Silva Lindair
Abstract
OBJETIVO: Verificar a ação da auriculoterapia em pacientes com queixa de zumbido. MÉTODO: Estudo de intervenção, com avaliação pré e pós sessões de auriculoterapia, apresentado como estudo de caso em três pacientes com queixa de zumbido. Foram realizadas avaliações com o Tinnitus Handicap Inventory (THI), a Escala Analógica Visual (EVA), o Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) e inventário de ansiedade Beck (Beck Anxiety Inventory - BAI) antes e depois de oito sessões de auriculoterapia. A avaliação auricular foi realizada por inspeção visual, eletrodiagnóstico e palpação. Após diagnóstico energético e auricular foi determinado a combinação de pontos para cada paciente. Em todos os protocolos foram incluídos os pontos Shen men, rim, ouvido interno, ouvido externo, tronco cerebral, tálamo e temporal. Para compor o protocolo individual, outros pontos foram selecionados considerando o zumbido um sintoma multifatorial e o cuidado integral do paciente. RESULTADOS: Os dados coletados nos inventários e os relatos dos pacientes demonstraram que a auriculoterapia reduziu os sintomas do zumbido e da ansiedade e melhorou a qualidade de vida dos pacientes. CONCLUSÃO: A auriculoterapia é uma tecnologia de cuidado integral que altera a percepção do zumbido e melhora a qualidade de vida dos pacientes, mostrando-se uma intervenção promissora e eficiente nos casos avaliados. Portanto, é necessário desenvolver pesquisas randomizadas com grupo controle e desenho metodológico de qualidade para avaliar a eficácia da auriculoterapia em pacientes com queixa de zumbido.
Palavras chave: Acupuntura. Ansiedade. Orelha externa. Qualidade de vida.
Publisher
Revista Interdisciplinar em saude
Reference31 articles.
1. AUTEROCHE, B.; NAVAILH, P. O Diagnóstico na Medicina Chinesa. São Paulo: Organização Andrei Editora, 1992.
2. AKAMINE, A. A. et al. Inspeção visual do pavilhão auricular em indivíduos com zumbido e/ou tontura: abordagem pela Medicina Tradicional Chinesa. Revista Equilíbrio Corporal e Saúde, v. 5, n. 2, 2015.
3. AZEVEDO, A. A. D.; OLIVEIRA, P. M. D.; SIQUEIRA, A. G. D.; FIGUEIREDO, R. R. Análise crítica dos métodos de mensuração do zumbido. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, 73, n. 3, p. 418-423, 2007.
4. CHENGGU, Ye. Tratamento das Doenças Mentais por Acupuntura e Moxabustão. São Paulo: Editora Roca, 2006.
5. CUNHA, J. A. Manual da Versão em Português das Escalas Beck. São Paulo: Pearson Clinical Brasil, 2017.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献