Author:
Raíssa de Medeiros Fernandes Huanna
Abstract
Objetiva-se relatar a experiência da implementação de grupo de gestantes na Unidade Básica de Saúde da Família Irmã Ana Dias, no bairro João XXIII, localizado no município de Caicó - RN. Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, desenvolvido pelos profissionais da Residência Multiprofissional em Atenção Básica mediante a efetivação e atuação em um grupo de gestantes. Os encontros são realizados quinzenalmente há cerca de 04 meses, têm 01 hora de duração e contam com a participação de em média 08 gestantes. Ressalta- se que todas as gestantes que realizam as consultas de pré-natal são convidadas para os encontros, tanto durante as consultas, como pelos Agentes Comunitários de Saúde. Os temas a serem discutidos são escolhidos pelas gestantes e envolvem temas relativos à gestação, parto, puerpério e cuidados com recém-nascido. A participação dos residentes é em conjunto com os profissionais da Estratégia Saúde da Família, de forma que todos possam contribuir e fazer parte destes momentos. Diante das experiências vivenciadas, verifica-se que alguns temas as gestantes apresentam um pouco mais de insegurança e outros demonstram um vasto conhecimento e autonomia. Além disso, é compreendido que os momentos pontuais de consultas de pré-natal, muitas vezes, não são suficientes para que todas as dúvidas e inquietações sejam sanadas e desmistificadas. Assim, percebe-se que os encontros do grupo consistem em uma importante ferramenta de educação em saúde, quando proporcionam espaços de fortalecimento de vínculo, trocas de conhecimentos e empoderamento das mulheres diante do momento no qual estão vivenciando.
Palavras chave: Educação em Saúde. Gestantes. Atenção Básica.
Publisher
Revista Interdisciplinar em saude
Reference11 articles.
1. AIRES, N.T. et al. Aplicabilidade dos direitos das parturientes: do paradigma à realidade. Saúde (Santa Maria). Santa Maria. v. 41, n. 1, p. 263-270, jan./ jul. 2015.
2. ALVES, F.L.C. et al. Grupo de gestantes de alto-risco como estratégia de educação em saúde. Revista Gaúcha de Enfermagem. Porto Alegre. v. 40, 2019.
3. ARAÚJO, H.C. de. Segregação urbana e o reflexo das desigualdades sociais: um estudo sobre o bairro João XXIII na cidade de Caicó-RN. 2015. 69 f. Monografia (Bacharelado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ensino Superior do Seridó. Caicó, RN, 2015.
4. BRASIL. Lei nº 11.634, de 27 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o direito da gestante ao conhecimento e a vinculação à maternidade onde receberá assistência no âmbito do SUS. Diário Oficial da União. Brasília, DF, v. 1, 2007.
5. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao Pré-natal de Baixo Risco. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. - Brasília: Ministério da Saúde, 2012.