Author:
Kelly Policarpo Falcão Priscilla,Cavalcanti Cordeiro Renata,Carolina Policarpo Cavalcante Ana,Simão de Abrantes Rafaela,Rossana Vieira Costa Alba,de Paula Rêgo Graciano Luz Aline
Abstract
OBJETIVO: Identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos Enfermeiros na implantação/implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) na atenção básica, bem como revelar as principais características dos estudos referentes ao tipo de abordagem utilizada no artigo, o enfoque e o ano de publicação. MÉTODO: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada no período de dezembro de 2014 a janeiro de 2015, através da busca online, mediante levantamento na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), no Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e na Scientific Electronic Library Online (SciELO). Para tanto, utilizaram-se os descritores, com auxílio do operador booleano AND: “Sistematização da Assistência de Enfermagem” AND “Atenção Básica” AND “Estratégia Saúde da Família”, tendo sido encontrados seis artigos que estavam de acordo com os critérios de inclusão da pesquisa. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Evidenciou-se como dificuldades para a implantação/implementação a falta de capacitação dos profissionais acerca da temática durante o período da graduação, bem como enquanto profissionais dos serviços de saúde. Também foi considerada comoobstáculo a existência de grandes demandas de atendimentos. CONCLUSÃO:A implantação da SAE na atenção básica tem a finalidadede organizar o cuidado prestado aos usuários, baseando-se na adoção de um método sistemático que proporciona ao Enfermeiro uma reorientação de sua prática.
Palavras chave: Assistência de Enfermagem. Atenção Básica. Estratégia Saúde da Família.
Publisher
Revista Interdisciplinar em saude
Reference19 articles.
1. ANDRADE, K.L.C.; FERREIRA, E.F. Avaliação da inserção da odontologia no Programa Saúde da Família de Pompéu (MG): a satisfação do usuário. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 123-130, 2006.
2. ALFARO-LEFEVRE, R. Aplicação do processo de enfermagem: um guia passo a passo. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
3. BARROS, A.L.B.L. de. et al. Anamnese e exame físico: avaliação diagnóstica de enfermagem no adulto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
4. BENEDET, S.A.; BUB, M.B.C. Manual de diagnóstico de enfermagem: uma abordagem baseada na teoria das necessidades humanas básicas e na classificação diagnóstica da NANDA. Florianópolis: Bernúncia, 2. ed. rev. e ampl. 2001.
5. BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia prático do programa de saúde da família. Brasília; 2001.