Author:
Haissa Barros Henriques Amanda,Cristina de Abreu Temoteo Rayrla,de Abreu Freitas Sthephanie,Pereira Pedroza Ariadne,Ronner Andrade da Silva Francisco
Abstract
Objetivo: Relatar a experiência vivenciada por uma ação do Projeto de Extensão com jovens escolares a respeito das principais patologias que acometem os idosos. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo Relato de Experiência, a partir da realização de uma ação educativa sobre as principais patologias na terceira idade, na execução do Projeto de Extensão intitulado ‘Educação em Saúde para Jovens Escolares: o processo de Envelhecimento em Foco’, desenvolvido durante os meses de junho a novembro de 2018. Resultados: Enfatizou- se, ao longo da ação, a troca de informações sobre as principais patologias na pessoa idosa, como por exemplo, Câncer, Infarto Agudo Miocárdio, Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, Osteoporose, Incontinência Urinária. Por meio de slides e peça teatral, os adolescentes deviam acertar sobre qual doença se tratava a encenação. Após cada pergunta, os extensionistas abordavam fatores de riscos e causas para as referidas doenças e sinais e sintomas, objetivando que ainda na juventude os alunos possam preveni-las, para viver a velhice da forma mais saudável e com qualidade, deixando como pergunta reflexiva para os mesmos: O que estou fazendo para prevenir estas doenças? Conclusão: Evidenciou-se o empoderamento de cerca de 200 jovens beneficiados sobre as principais patologias em idosos e a promoção da saúde ainda na juventude, reforçando a importância do processo educativo como parte fundamental do entendimento de jovens escolares no contexto do Envelhecimento e de como prevenir algumas doenças ainda na juventude para vivenciar uma velhice saudável.
Descritores: Educação em saúde. Envelhecimento. Idoso. Doenças.
Publisher
Revista Interdisciplinar em saude
Reference8 articles.
1. CAMARGOS, M. C. S.; GONZAGA, M. R. Live longer and better? Estimates of healthy life expectancy in the Brazilian population. Cad. Saúde Pública, v. 31, n. 7, p. 1460-1472, 2015.
2. CAMPOLINA, A. G.; ADAMI, F.; SANTOS, J. L. F.; LEBRÃO, M. L. The health transition and changes in healthy life expectancy in the elderly population: possible impacts of chronic disease prevention. Cad. Saúde Pública, v. 29, n. 6, p. 1217-1229, 2013.
3. CAPORICCI, S.; NETO, M. F. O. Estudo comparativo de idosos ativos e inativos através da avaliação das atividades da vida diária e medição da qualidade de vida. Motricidade, v. 7, n. 2, p. 15-24, 2011.
4. CORDEIRO, J.; CASTILLO, B. L. D.; FREITAS, C. S.; GONÇALVES, M. P. Efeitos da atividade física na memória declarativa, capacidade funcional e qualidade de vida em idosos. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., v. 17, n. 3, p. 541-552, 2014.
5. LEITE, C. T.; VIEIRA, R. P.; MACHADO, C. A.; QUIRINO, G. S.; MACHADO, M. F. A. S. Prática de educação em saúde percebida por escolares. Cogitare Enferm., v. 19, n. 1, p. 13-19, 2014.