Author:
Patrícia Souza Duarte Dara,Costa Souza Kelli,Gonçalves Vieira Aracele,do Nascimento Andrade Feitosa Ankilma,Braga Rolim Vieira Renata
Abstract
Introdução: A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono é um distúrbio respiratório que é delimitado por colapsos das vias aéreas superiores. Na respiração noturna, a quantidade de fluxo de ar é classificada de duas maneiras: apneia e hipopneia. A apneia é determinada pela suspensão completa do fluxo de ar, enquanto a hipopneia é limitada pela atenuação parcial da quantidade de fluxo de ar no momento da respiração. Nos termos da literatura, a problemática consiste em complicações cardiovasculares decorrentes da doença supracitada. Objetivo: Apresentar a correlação entre a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono e doenças cardiovasculares. Aspectos metodológicos: Refere-se a uma revisão integrativa da literatura, sendo um método que possibilita a construção de conhecimento e a inclusão da aplicabilidade de resultados de estudos relevantes no campo prático. Para elaborar o corpus da pesquisa, utilizaremos consultas nas bases de dados científicos na internet: Scielo, MEDLINE e LILACS. Serão utilizados os Descritores em Ciências da Saúde: Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono; Medicina do Sono; Síndromes da Apneia do Sono. O período de publicação da literatura será de 2017 e 2022. Resultados: Inicialmente foram encontrados 159 artigos nas bases de dados pesquisadas. Ao serem aplicados os critérios de inclusão, previamente estabelecidos, o número de artigos foi reduzido para 29. Após essa primeira etapa, foram excluídas três publicações que se encontravam duplicadas nas bases de dados e, mediante leitura dos títulos e dos resumos, 16 por não responderem adequadamente ao objetivo deste estudo. Assim, 10 artigos foram lidos na integra e, após 5 foram selecionados para utilizar na análise e discussão do trabalho. Conclusão: Conclui-se, portanto, que o adequado diagnóstico e tratamento se faz necessário quando há uma busca constante por melhora da qualidade de vida e sobrevida da população.
Palavras-chave: Doenças Cardiovasculares; Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono; Medicina do Sono; Síndromes da Apneia do Sono.
Publisher
Revista Interdisciplinar em saude
Subject
Electrical and Electronic Engineering,Building and Construction
Reference20 articles.
1. BETANCUR, Lorena Mazo et al. Apnea obstructiva del sueño; más allá de la enfermedad cardiovascular. Revista Latinoamericana de Hipertensión, v. 16, n. 3, p. 253-259, 2021.
2. DE MORAIS, Letícia Rezende et al. A relação entre a apneia do sono e doenças cardiovasculares. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, n. 2, p. 4619-4635, 2021.
3. FERREIRA, Edilson Francisco et al. Perfil epidemiológico e avaliação de fatores de risco para doença cardiovascular em pacientes atendidos em uma clínica escola de fisioterapia. Revista Educação em Saúde, v. 5, n. 2, p. 19-25, 2017.
4. GALTIERI, Ranuzia Mercês Santos et al. Tipos craniofaciais e relação com a síndrome da apneia obstrutiva do sono. Revista de Ciências Médicas e Biológicas, v. 18, n. 3, p. 380-385, 2019.
5. JUNIOR, Marcelo dos Santos Guimarães et al. Fator de risco cardiovascular: a obesidade entre crianças e adolescentes nas macrorregiões brasileiras. RBONE-Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, v. 12, n. 69, p. 132-142, 2018.