Author:
de Arimatéia Oliveira Santiago José,de Sousa Gabriel Igor,de Lira Silva Macerlane,Raíssa Silva Varela Beatriz,do Nascimento Andrade Feitosa Ankilma
Abstract
Introdução: A doença de Alzheimer é um distúrbio neurodegenerativo que acomete sobretudo idosos, cujas causas ainda são desconhecidas. É a causa mais comum de demência. Embora existam diversas drogas utilizadas para o tratamento da demência de Alzheimer, se não administradas de formas corretas, em vez de retardar a evolução dos sintomas pode até haver piora destes. É nesse contexto de inseguranças do tratamento farmacológico que se propõem novas alternativas que sejam menos agressivas nesses pacientes. É nessa categoria de tratamento não farmacológico que a musicoterapia vem cada vez mais ganhando destaque, pois além de se tratar de um tratamento não invasivo, também é de baixo custo e talvez o mais importante é que ela proporciona uma qualidade de vida melhor para esses idosos que se encontram debilitados, seja pelos agravos da própria doença ou até mesmo pelas consequências que o uso de muitas drogas pode acarretar. Objetivo: Compreender os benefícios da musicoterapia em portadores da doença de Alzheimer. Aspectos Metodológicos: A pesquisa trata-se de uma revisão integrativa. As bibliotecas utilizadas para busca serão: a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), através da base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs); a Scientific Eletronic Library Online (ScIELO), Google Acadêmico e o PubMed. Serão utilizadas as seguintes palavras-chave: Alzheimer; tratamento; musicoterapia. A busca limitar-se-á a estudos em seres humanos, redigidos em inglês e português e que tenham sido publicados nos últimos 05 anos. Resultados Esperados: Espera-se que a síntese dos estudos encontrados contribua de modo a atualizar os conhecimentos que já se tem na área, demonstrando que há relevância em procurar novos meios de tratamento para a demência de Alzheimer que não seja o farmacológico, no caso do presente estudo, a musicoterapia. Conclusão: Dessa forma, o tratamento musicoterápico melhora a ansiedade, minimiza a irritabilidade, agitação e favorece o bom humor desses pacientes, conduzindo benefícios na comunicação, que se expande às esferas sociais e cognitivas.
PALAVRAS-CHAVE: Alzheimer; Musicoterapia; Tratamento.
Publisher
Revista Interdisciplinar em saude
Subject
Electrical and Electronic Engineering,Building and Construction
Reference45 articles.
1. ABRAZ. Associação Brasileira de Alzheimer (2018). O que é Alzheimer. Recuperado de http://www.abraz.org.br/index.php?page=alzheimer em 1 de dezembro de 2021.
2. ALCÂNTARA SILVA, Tereza R.; MIOTTO, Eliane C.; MOREIRA, Shirlene V. Musicoterapia, reabilitação cognitiva e doença de Alzheimer: revisão sistemática. REVISTA BRASILEIRA DE MUSICOTERAPIA. n.17, p. 56-68. 2014.
3. ALZHEIMER'S ASSOCIATION et al. 2012 Alzheimer’s disease facts and figures. Alzheimer's & Dementia, v. 8, n. 2, p. 131-168, 2012.
4. ANJOS, Alexandre Gonzaga dos et al. Musicoterapia como estratégia de intervenção psicológica com crianças: uma revisão da literatura. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 10, n. 2, p. 228-238, 2017.
5. AMERICAN MUSIC THERAPY ASSOCIATION et al. Definition and quotes about music therapy. American Music Therapy Association, 2018.