Author:
Quirino Nascimento Rodrigo,Benício Dantas Neto José,Ravel Silva Andrade Costa Lúcio,Rolim Nogueira Emanuely,Teresa Jácome Alves Maria,Oliveira Barreto Yuri
Abstract
Introdução: A Anestesia Sem Opioide (ASO) surge como uma alternativa para evitar os efeitos adversos a curto e longo prazo inerentes a administração de opioides que por sua vez estão relacionados a impactos negativos na qualidade da recuperação pós-operatoria e a crise em saúde pública por dependência e overdose em países onde há uso indiscriminado. Objetivo: Analisar o impacto da anestesia sem opioides na recuperação pós-anestésica. Método: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, de caráter descritivo, baseada em pesquisas nas bases de dados do NCBI Pubmed, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Resultados Esperados: Identificar se a anestesia sem opioide propicia melhor qualidade na recuperação pós-anestésica em relação a anestesia com opioide. Conclusão: Logo, os impactos na recuperação pós-anestésica em pacientes submetidos a anestesia sem opioides, são náuseas, vômitos, tolerância analgésica, depressão respiratória, retenção urinária, constipação, hiperalgésia e dependência física e psiquica, entre outros, consequentemente, causa impacto negativo na qualidade de vida dos pacientes.
Palavras-chave: Período de recuperação da anestesia; Anestesia Balanceada; Transtornos relacionados a opioides; Analgésicos, Opioides.
Publisher
Revista Interdisciplinar em saude
Subject
Electrical and Electronic Engineering,Building and Construction