Author:
de Macêdo Nóbrega Aires Letícia,Oliveira Pachú Clésia,do Socorro Rocha Melo Peixoto Maria
Abstract
OBJETIVO: avaliar os danos relacionados ao trabalho entre técnicos - administrativos de uma instituição pública de ensino superior na Paraíba. MÉTODO: A pesquisa teve um caráter descritivo com a participação de 91 servidores técnicos- administrativos efetivos, de ambos os sexos, com atividade laboral executada na Universidade Estadual da Paraíba. A amostra foi formada pelo maior número possível de participantes que foram incluídos conforme a acessibilidade e disponibilidade em colaborar com a pesquisa. Os instrumentos utilizados para realização da pesquisa foram a Ficha Sócioeconômica, Escala de Avaliação dos Danos Relacionados ao Trabalho (EADRT), uma das escalas do Inventário sobre Trabalho e Riscos de Adoecimento - ITRA, além do Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares - QNSO. RESULTADOS: No trabalho dos técnicos-administrativos existem vivências de prazer, mas, também de sofrimento, onde, o prazer está relacionado as relações sócio profissionais e nos fatores sociais e psicológicos. Já o sofrimento surge principalmente nos danos físicos e distúrbios biológicos. CONCLUSÃO: De acordo com os resultados encontrados percebe-se a importância de um olhar voltado para a saúde do trabalhador, onde, os riscos de adoecimento são visíveis, o que gera uma responsabilidade para o melhor cuidado da saúde dos técnicos-administrativos da referida universidade.
Palavras chave: Categoria de Trabalhadores. Riscos Ocupacionais. Trabalho.
Publisher
Revista Interdisciplinar em saude
Reference15 articles.
1. ALBRECHT, Pricila Anny Tomachski; KRAWULSKI, Edite. Concurseiros e a busca por um emprego estável: reflexões sobre os motivos de ingresso no serviço público. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, [s.l.], v. 14, n. 2, p.211-226, 1 dez. 2011. Universidade de Sao Paulo Sistema Integrado de Bibliotecas - SIBiUSP.
2. ANJOS, D.L. Um olhar sobre a qualidade de vida no trabalho na área de qualidade de produto da empresa Porto Bello S/A: a luz da escala de Walton (1973). 2014. 134 f. Monografia (Bacharelado em Administração) - Universidade do Vale do Itajaí, Tijucas, 2014.
3. BARROS, E. N. C.; ALEXANDRE, N. M. C. Cross-cultural adaptation of the nordic musculoskeletal questionnaire. International Nursing Review, London, v. 50, n. 2, p. 101- 108, jun. 2003.
4. BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde do Trabalhador. Caderno de atenção básica n°5. Brasília, 2018.
5. BRASIL. Ministério da Saúde. Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde. Brasília, 2001.