Author:
Louyse Andrade Lira Anne,Leite de Alencar Neta Raimunda,Antônio Silva Welington,do Nascimento Andrade Feitosa Ankilm,Livia Silva Fonsêca Moreira de Medeiros Renata,de Lira Silva Macerlane
Abstract
Objetivo: Descrever um caso de dissecção de aorta diagnosticado e tratado com sucesso pela equipe médica, enfatizando a importância do diagnóstico precoce. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa do tipo estudo de caso, descritiva, com abordagem qualitativa, sendo realizada com um paciente procedente e residente da cidade de São José de Piranhas-PB. Para a coleta de dados, realizou-se uma entrevista, que ocorreu entre dezembro de 2018 e março de 2019. Como instrumento, utilizou-se um questionário semiestruturado, contendo dados sociodemográficos e específicos, no intuito de realizar os objetivos do estudo. A pesquisa obedeceu aos princípios éticos de acordo com a resolução 510/16 do Conselho Nacional de Saúde, que trata de pesquisa e testes envolvendo seres humanos. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Santa Maria. Diante avaliação e aprovação pelo órgão mencionado, solicitou-se a participação do paciente, o qual recebeu esclarecimentos sobre os objetivos e métodos da pesquisa, por meio de informações contidas no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, e após assinatura deste. Resultados: A amostra tratou-se de um homem, pardo, ensino superior completo, com 53 anos de idade, e que foi diagnosticado com dissecção da aorta aos 50 anos após ecocardiograma e angiotomografia torácica e abdominal, apresentando dor torácica de forte intensidade. Após a implantação da endoprótese em aorta torácica, verificou-se ausência de sequelas após o tratamento cirúrgico, e o procedimento interferiu de maneira positiva na qualidade de vida do paciente. Conclusão: As informações acerca dessa temática mostram a relevância para que profissionais da saúde realizem o manejo clínico de pacientes como relatado, desde a sintomatologia inicial até a confirmação do diagnóstico e tratamento. Além disso, o presente estudo pode colaborar positivamente para que novas publicações sobre o assunto sejam realizadas futuramente.
Palavras chave: Aorta. Diagnóstico. Dissecção.
Publisher
Revista Interdisciplinar em saude
Reference28 articles.
1. ARAÚJO, C. et al. Estudo de Caso. Métodos de Investigação em Educação. Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, 2008. Disponível em . Acesso em: 07 nov. 2019.
2. AUDI, C. A. F. et al. Fatores de risco para doenças cardiovasculares em servidores de instituição prisional: estudo transversal. Rev. Epidemiol. Serv. Saúde. v. 25, n. 2, p. 301-310, 2016. Disponível em: . doi: https://dx.doi.org/10.5123/s1679-49742016000200009.
3. BENETTI, M.; ARAÚJO, C.L.P.; SANTOS, R.Z. Aptidão Cardiorrespiratória e Qualidade de Vida Pós-Enfarte em Diferentes Intensidades de Exercício. Arq. Bras. Cardiol. v. 95, n. 3, p. 399-404, 2016. Disponível em: Acesso em: 25 nov. 2019. https://dx.doi.org/10.1590/S0066-782X2010005000089.
4. BUONO, H. C. D. et al. Fisiologia cardíaca, valvopatias e a atuação do nutricionista. Rev. Saúde em Foco. n.7, p. 197-202, 2015. Disponível em: .
5. CESAR, L. A. et al. Diretriz de Doença Coronária Estável. Arquivos Brasileiros de Cardiologia. v. 103, n. 2, supl. 2, p. 1-59, 2014. Disponível em: .