Author:
Alexandrina de Sousa Oliveira Letícia,Tavares Pinheiro Yago
Abstract
Introdução: “Text neck’’ ou “síndrome do pescoço de texto’ é definida como uma lesão gerada por estresse de repetição. Pescoço de texto é causada principalmente pela inclinação prolongada do pescoço, em razão do uso exagerado de dispositivos móveis. Esse tipo de postura inadequada vem causando graves danos à saúde estrutural dos indivíduos. Objetivo: Analisar a relação entre o uso de dispositivos móveis e a ocorrência da síndrome text neck em indivíduos jovens e adultos. Método: Trata-se de uma revisão integrativa realizada a partir de estudos de cortes transversal ou longitudinal, foi realizado uma busca da literatura nas bases de dados MEDLINE, SciELO, PEDro, Web of Science e Scoupus, utilizando os seguintes termos descritos: “cell phone’’, “mobile phone’’, “mobile device’’, “smartphone”, “smart phone”, “touchscrewen phone”, “hand-held device”, “tablet”, “tablet computer”, “text neck”, “text neck syndrom” e “pain neck”. Os critérios de inclusão foram amostras compostas de indivíduos jovens e adultos com idade ≤ 60 com diagnóstico de síndrome text neck de ambos os sexos, usuários que fazem o uso de dispositivos móveis de comunicação. Não houve limites em relação ao ano e ao idioma da publicação. Resultados: Os resultados encontrados mostram que estudantes universitários, tendem a usar dispositivos móveis de maneira inadequada, levando em consideração que o sexo feminino possui uma tendência a utilizar com mais frequência o telemóvel do que homens. De acordo com o estudo sintomas como dor no pescoço, região lombar, e ombros foram os locais com maior relato. Conclusão: Com o alto índice de uso de dispositivos móveis principalmente entre jovens, a ocorrência de da síndrome text neck, tem sido cada vez mais comum em relação ao uso inadequado do aparelho, por ser um termo não muito conhecido na população, estudos de alta qualidade metodológica são necessários para entender-se a relação entre o uso do dispositivo e a síndrome text neck.
Palavras-chave: Text neck. Smartphone. Fatores de risco.
Publisher
Revista Interdisciplinar em saude
Reference16 articles.
1. AHMED, S. et al. Prevalência de síndrome de pescoço de texto e polegar de SMS entre usuários de smartphones em estudantes universitários: um estudo transversal. Journal of Public Health. v. 11, n 29, p. 411-416, 2021.
2. ANDRADE, P. J. et al. Análise do alinhamento cervical na utilização excessiva do smartphone em universitários. Rev. Bras. Saúde Funcional. v. 12, n. 1, p. 10-17. 2020.
3. CENTENO-LEGUÍA, D.; CUBAS, W. S. Síndrome do pescoço de texto: uma nova pandemia na era do smartphone. Revista Médica Herediana. v. 30, n. 3, p. 207-208, 2019.
4. DAVID, D. et al. Text Neck Syndrome in Children and Adolescents. International Journal of Environmental Research and Public Health. v. 18, n 4, p. 1565-1572, 2021.
5. FARES, J. et al. Musculoskeletal Neck Pain in Children and Adolescents: Risk Factors and Complications. Surgical neurology international, v. 72, n. 8, p. 1-11, 2017.