Author:
de Fátima de Souza Oliveira Maria,Sabrina Vieira Lins Francisca,Rhévia Lacerda Pontes Anuska,Emília Formiga Marques Ana,do Nascimento Andrade Feitosa Ankilma
Abstract
Introdução: O câncer é uma preocupação global de saúde pública, representando uma das principais causas de mortalidade em todo o mundo. Com o crescente número de pacientes com câncer e a complexidade dos tratamentos disponíveis, é fundamental garantir uma assistência eficaz e é nesse contexto que o papel do farmacêutico no tratamento dos pacientes permite uma abordagem mais integrada e coordenada. Objetivo: Analisar por meio de uma revisão integrativa da literatura o papel do farmacêutico oncologista no tratamento e melhoria da qualidade de vida dos pacientes com câncer. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, que foi realizada entre os meses de fevereiro e abril de 2024 nas seguintes bases de dados: BVS, Portal de Periódicos CAPES/MEC e Scientific Electronic Library Online (Scielo), utilizando os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) (Farmacêutico; Oncologia; Câncer; Qualidade de Vida). Os critérios de inclusão estabelecidos para a amostra deste estudo compreenderam apenas artigos publicados nos últimos 03 anos (2022, 2023 e 2024), sem restrição de idioma, que abordem especificamente o papel do farmacêutico oncologista e melhoria da qualidade de vida dos pacientes com câncer. Ao todo, 06 artigos foram selecionados para a revisão. Resultados: Os achados dos estudos destacam que o papel do farmacêutico oncologista se destaca nas intervenções farmacêuticas, na seleção da dosagem e no acompanhamento aos pacientes, contribuindo para uma abordagem multidisciplinar centrada no paciente. O impacto do farmacêutico oncologista na qualidade de vida do paciente com câncer proporcionou alívio dos sintomas, minimizando os efeitos adversos dos tratamentos e melhorando a adesão ao regime terapêutico. Nesse contexto, os achados destacam a importância de integrar plenamente o farmacêutico na equipe de cuidados oncológicos para proporcionar um cuidado abrangente e holístico aos pacientes com câncer.
Palavras-chave: Câncer. Farmacêutico. Intervenções. Qualidade de Vida.
Publisher
Revista Interdisciplinar em saude
Reference19 articles.
1. AMARO, S.; et al. Prática Profissional Farmacêutica em Unidades Oncológicas: uma reflexão no trabalho. Revista da Jornada da Pós-Graduação e Pesquisa - CONGREGA, v. 1, n.1, p. 1-21, 2017.
2. BATES, J. S.; et al. Oncology Pharmacists Help Bridge the Gap to Optimize Precision Oncology Services for Veterans With Cancer. JCO Oncol Pract., v. 19, p. 676-677, 2023.
3. BRASIL. Portaria nº 874, de 16 de maio de 2013. Institui a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer na Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Ministério da Saúde, 2013.
4. CARROLL, M.; et al. The clinical and financial impact of remote clinical oncology pharmacist engagement in community-based practices within The US Oncology Network. Journal of Oncology Pharmacy Practice, v. 30, n. 1, p. 165-172, 2024.
5. CASTRO-BALADO, A.; et al. TELEA-Farmacia: Atención farmacéutica mediante Telefarmacia a pacientes oncológicos desde un servicio de farmacia hospitalaria. Farmacia Hospitalaria, v. 46, n. 1, p. l-5, 2022.