Author:
Rolim de Lima Evilly,Michely Gadelha do Nascimento Ingridy,Caroline de Souza Anne,Barros de Quental Ocilma,Charllub Pereira Bezerra Yuri
Abstract
INTRODUÇÃO: Devido muitas ocorrências, o trauma torácico é considerado um problema de saúde pública com um alto índice de mortalidade. Sabendo que os traumas torácicos são problemas que precisam ser reparados antes de terem agravos nas vítimas, torna-se um desafio aos sistemas de saúde buscar medidas preventivas para tentar conter as possíveis complicações decorrentes dos acidentes que causam este dano. Nesse sentido, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) desempenha um papel fundamental nos primeiros socorros a vítima de trauma de tórax de modo a minimizar o tempo de espera no atendimento, buscando assim, reduzir ou evitar possíveis sequelas. OBJETIVO: Conhecer os indicadores de traumas torácicos atendidos pelo SAMU, entre os anos de 2018 a 2022. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, desenvolvida entre os meses de agosto e outubro de 2022, utilizando as bases de dados: BVS, SciELO e MEDLINE. Na busca dos estudos selecionados foram empregadas as palavras-chaves: “Trauma de tórax”, “Serviços Médicos de Emergência”, “Índices de Gravidade do Trauma” e “Traumatismos Torácicos”. Os critérios de inclusão foram: artigos completos disponíveis na integra, em português e inglês, publicados entre 2018 e 2022. Foi utilizado o cruzamento mediante o descritor booleano and. RESULTADOS: Obteve-se como indicadores a idade dos pacientes, no qual os que mais tiveram trauma torácico foi na média de 35 anos, sendo o sexo masculino o mais prevalente e o trauma contuso o mais frequente. Os principais responsáveis pelos traumas foram os acidentes automobilísticos, tendo a fratura de costela como a lesão mais predominante. CONCLUSÃO: O trauma torácico é um dos principais tipos de traumas que são atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que desempenha um papel fundamental nos primeiros socorros a vítima de trauma de tórax de modo a minimizar o tempo de espera no atendimento, buscando assim, reduzir ou evitar possíveis sequelas.
Palavras-chave: Trauma de tórax. Serviços Médicos de Emergência. Índices de Gravidade do Trauma. Traumatismos Torácicos.
Publisher
Revista Interdisciplinar em saude
Subject
Electrical and Electronic Engineering,Building and Construction
Reference14 articles.
1. ALBUQUERQUE NETO, Antonio Tiago Guerra. Estudo dos protocolos de traumatologia de lesão por projétil de arma de fogo: revisão de literatura. Revista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, v. 19, n. 1, p. 62-66, 2021.
2. ARAÚJO, Antônio Oliveira de et al. Trauma cardíaco fatal na cidade de Manaus/AM, Brasil. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, v. 45, 2018.
3. ATLS, Advanced Trauma Life Support for Doctors. 10. ed. Chicago: Committee on Trauma, 9 p. 2018.
4. BRASIL. Constituição Federal Brasileira de 1988. Brasília-DF, 2011.
5. BRASIL, Ministério da Saúde. Portaria nº 1.863, de 29 de setembro de 2003. Institui a Política Nacional de Atenção às Urgências, a ser implantada em todas as unidades federadas, respeitadas as competências das três esferas de gestão. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 6 out. 2003. Seção 1, p. 56.