Author:
Maria de Figuerêdo Rolim Jacinta,Guilherme Ferreira Marques Galvão José,Costa de Sá Lima Iris,Pereira Cruz Iasmim
Abstract
Objetivo: O objetivo principal desta pesquisa é compreender a importância da atenção farmacêutica no uso indiscriminado de medicamentos de controle especial. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura. A amostragem levantada para dar suporte a este estudo foram artigos científicos relacionados à temática proposta que foram analisados criticamente e posteriormente sintetizado em forma de tabela com ênfase na análise dos artigos revisados, com os respectivos resultados que permitiram que estes fossem discutidos à luz da literatura. A busca de dados foi realizada nas bases os dados do LILACS e MEDLINE a partir dos descritores abordados e de acordo com o objetivo a que este estudo se propõe. Resultados: Os resultados foram baseados na análise crítica dos artigos, tendo como foco compreender a respeito da necessidade da atenção farmacêutica no uso indiscriminado de medicamentos de controle especial, destacando como resultado os principais fatores relacionado à atenção farmacêutica no uso indiscriminado de medicamentos. Os resultados inferem especialmente no tocante ao papel do farmacêutico na dispensação de medicamento de controle especial visando principalmente a promoção do esclarecimento das informações pertinentes ao tratamento, evidenciando que o uso indiscriminado deste tipo de fármaco pode resultar em grandes prejuízos à saúde do indivíduo, especialmente no que tange problemas relacionado à dependência, intoxicação e até mesmo prejuízos terapêuticos a longo prazo. Conclusão: Pode-se concluir a importância deste estudo no tocante à atenção farmacêutica no uso indiscriminado de medicamento de controle especial, uma vez que ao exercer atividades que viabilizem a luta contra o uso inadequado, indiscriminado e excessivo de medicamentos de controle especial, este profissional trabalha a promoção da saúde minimizando os prejuízos relacionados à saúde pública.
Palavras-chave: Atenção farmacêutica. Medicamentos de controle especial. Consumo abusivo de medicamentos controlados.
Publisher
Revista Interdisciplinar em saude
Reference23 articles.
1. ALMEIDA, C. C.; ANDRADE, K. V. F. Assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS): conceito, histórico e dispositivo legal. Rev. Saúde. v. 10, n. 1, p. 80-86, 2014.
2. ALMEIDA, R. C.; MIRANDA, C. V. A importância do farmacêutico na dispensação e controle de medicamentos. Revista Saúde Multidisciplinar. v. 7, n. 2, p. 01-12, 2020.
3. ALVIM, H. G. O.; CARVALHO, M. J. P. A importância da orientação do farmacêutico no uso correto dos medicamentos. Revista JRG de Estudos Acadêmicos. v. 2, n.4, p. 22-31, jan./jun - 2019.
4. BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC nº18 de 13 de maio de 2015. Dispõe sobre a atualização do Anexo I, Listas de Substâncias entorpecentes, Psicotrópicas, Precursoras e Outras sob Controle Especial, da Portaria SVS/MS no344, de 12 de maio de 1998 e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, Mai. 2015.
5. CAVALCANTE, H. A. O, et al. Consequências do uso abusivo de psicofármacos Benzodiazepínicos. Rev. Conexão Eletrônica. Três Lagoas/MS. v. 12 n. 1, p. 18-27, 2015.