Abstract
Esta revisão de literatura faz parte de uma tese de doutorado profissional em Ensino de Ciências Exatas, ainda em andamento, que tem o intuito de investigar o desenvolvimento de propostas de ensino de Limites e Derivadas à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e da Teoria das Situações Didáticas (TSD). O ensino de Cálculo Diferencial e Integral tem sido discutido pela comunidade científica sobretudo devido aos elevados índices de retenção e de evasão que historicamente acompanham aquele conteúdo programático, fato que justifica o desenvolvimento deste artigo. Nisso, foram localizados 19 artigos científicos inseridos no Catálogo de Periódicos da CAPES, e nas plataformas Google Acadêmico e SciELO Brasil durante o período 2012 – 2022. Tem-se como questão de pesquisa: Como as propostas didáticas utilizaram a TAS ou a TSD, ou ambas, no ensino de Limites e Derivadas? Para apoiar a análise de dados, foram definidas as seguintes questões auxiliares: Quais vertentes teóricas e objetos matemáticos foram trabalhados seguindo os pressupostos da TAS ou da TSD? Que público fez parte dessas investigações? Quais os resultados alcançados após o desenvolvimento das pesquisas? Os resultados encontrados sugerem atividades exitosas com uso de diferentes instrumentos metodológicos, sem ou com uso de recursos tecnológicos digitais, contemplando os pressupostos teóricos da TAS ou da TSD, de modo que poucos artigos lidaram explicitamente com a TAS, enquanto que o restante se utilizou dos pressupostos teóricos da TSD, mas sem desenvolver efetivamente suas fases dialéticas. No entanto, não foi localizado, até o presente momento, algum trabalho que tenha sido desenvolvido com a interação TAS/TSD no ensino de Limites e Derivadas.
Publisher
Boletim Cearense de Educacao e Historia da Matematica - BOCEHM
Subject
Rehabilitation,Physical Therapy, Sports Therapy and Rehabilitation,General Medicine
Reference28 articles.
1. AZEVEDO, Eliane B. de; FIGUEIREDO, Elisandra B. de; PALHARES, Pedro M. B. Adaptação no roteiro da metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática do GTERP para ensinar cálculo diferencial e integral através da resolução de problemas. REMat – Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 17, p. e020012, maio 2020. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/252. Acesso em: 9 jun. 2022.
2. BROUSSEAU, Guy. Introdução aos estudos das situações didáticas – conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Ática, 2008.
3. GARCIA, Marilene S. dos S. Aprendizagem significativa e colaborativa. Curitiba: Intersaberes, 2020.
4. GIL, Antonio C. Métodos e técnicas da pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
5. GOMES, Diego M.; STAHL, Nilson S. P. A Resolução de problemas no ensino de cálculo diferencial e integral nos cursos de engenharia: uma experiência. Revista Thema, v. 17, n. 2, p. 294-308, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1664. Acesso em: 9 jun. 2022.