Abstract
Objetivo: identificar o interesse e experiências de estudantes de educação física sobre natação durante a graduação. Método:estudo descritivo e transversal, com coleta de dados entre setembro e outubro de 2018, junto a 32 acadêmicos de uma instituição de ensino de Garapuava, Paraná, Brasil. Para a coleta de dados, realizou-se entrevista estruturada. A análise ocorreu por estatística descritiva. Resultados: os alunos entrevistados demonstraram satisfeitos com a disciplina trabalhada durante a graduação, sendo que 65,2% reconheceram como uma ótima experiência. Afirmaram também que atuariam nessa área (96,9%), porém, preocupados (21,4%) com a possível falta de materiais. Conclusão: o estudo mostrou que os estudantes da disciplina de natação possuem interesses na prática e futuramente trabalhar com o conteúdo na escola. Ainda, mostraram que a experiencia na disicplina foi ótima. Também reportaram a preocupação com a infraestrutura das escolas para atender o conteúdo.
Publisher
Universidad Nacional de La Plata
Reference20 articles.
1. Barbosa, W. A., de Souza Elias, V. R., de Andrade Gonzaga, J., de Oliveira Reis, C. H., Bocalini, D. S., Gimenez, R. & Rica, R. L. (2020). Percepção de pais sobre desenvolvimento de crianças de 3 a 6 anos praticantes de natação. Brazilian Journal of Development, 6(9), 72591-72599.
2. Castro, F. A. S., Wizer, R. & Correia, R. (2016). Adaptação ao meio aquático: características, forças e restrições. Natação e Atividades Aquáticas: Pedagogia, Treino e Investigação. Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria.
3. Creswell, J. W. (2010). Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: ARTMED.
4. Dourado, F. L. M. (2013). A contribuição da natação para o desenvolvimento da psicomotricidade infantil. Luiziânia: UNIDESC.
5. Figueiredo, Z. C. C. (2018). Experiências profissionais, identidades e formação docente em educação física. Revista Portuguesa de Educação, 23(2), 153–171.