Do coro à orquestra, da orquestra para o coro: A gestualidade dramático-musical segundo Richard Wagner

Author:

Mota MarcusORCID

Abstract

O compositor e dramaturgo Richard Wagner (1813-1883) empreendeu um gigantesco projeto de recepção da dramaturgia no teatro grego antigo. Tomando por base o espaço cênico em que as peças de Ésquilo, Sófocles e Eurípides apresentaram em seus textos, Wagner propõe a transferência das funções do coro na orquestra para a orquestra como um coro. Em sua descrição dessa transferência no livro Opera e Drama de 1851, Wagner qualifica a orquestra de músicos como um corpo articulado com falas e gestos. Neste artigo, será apresentada a analisada essa proposta de Wagner, para qual o conceito de orquestra-coro-gesto pode clarificar procedimentos de recepção da dramaturgia ateniense antiga. Como estamos diante de uma tradição descontínua, fragmentária, soluções criativas na recepção não se reduzem ao seu contexto imediato de encenação. No caso de Wagner isso é mais evidente: houve por parte do dramaturgo musical alemão a intensa produção de ensaios e reflexões, principalmente em torno do projeto do Anel do Nibelungo. Desse modo, as decisões criativas propostas por Wagner dialogam com uma mediação histórica que ao mesmo interpela os dados parciais da tradição e os redefine em nova abordagem de encenação.

Publisher

Universidad Nacional de La Plata

Reference24 articles.

1. Barzini, L. (2021). Mystery Cults, Theatre and Athenian Politics: A Reading of Euripides' Bacchae and Aristophanes' Frogs. London: Bloombury Academics.

2. Burkert, W. (2001). A criação do sagrado: vestígios biológicos nas antigas religiões. Lisboa: Edições 70.

3. Dreyfus, L. (2013). Sunk in the ‘Mystic Abyss’: The ‘Choral’ Orchestra in Wagner’s Music Dramas. En J. Billings, F. Budelmann & F. Macintosh (Eds.), Choruses, Ancient and Modern (pp.225-242). Oxford: Oxford University Press.

4. Eggers, K. & Müller-Linderberg, R. (2017). Richard Wagner. Musikalische Gestik - gestische Musik. Würzburg: Königshausen & Neumann.

5. Evans, M. (1982). Wagner and Aeschylus: The Ring and the Oresteia. London: Faber and Faber.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3