Abstract
À luz da dificuldade que pesquisadores interessados em avaliar políticas públicas de segurança e combate à criminalidade esbarram, em virtude da escassez de dados, o presente trabalho se propõe a fornecer subsídios metodológicos para a utilização do método qualitativo de estudo de caso como alternativa viável, confiável e rigorosa para tal avaliação. Assim, a literatura especializada concernente ao tema foi analisada com base no método hermenêutico, a fim de interpretar e explicar a utilização do estudo de caso. Como resultados, verifica-se que o método sugerido possui grande potencial para fomentar a literatura de segurança pública, sobretudo no contexto da América Latina, que apresenta as maiores taxas de criminalidade do mundo e escassas publicações de avaliações das políticas de segurança que foram implementadas. O estudo de caso, ao promover uma construção horizontal do conhecimento, tem potencial para esclarecer o motivo pelos quais algumas políticas fracassam e outras logram êxito.
Publisher
Revista Brasileira de Seguranca Publica
Reference49 articles.
1. ABADIE, Alberto; CATTANEO, Matias. Econometric methods for program evaluation. Annual Review of Economics, v. 10, p. 465-503, 2018.
2. ANDERSON, James; MOYER, Jeffrey; CHICHIRAU, George. Public Policymaking: an introduction. Cengage Learning, 2022.
3. BARDALES CÁRDENAS, Miguel. La seguridad ciudadana en un municipio limeño: análisis de los resultados del Plan Local, periodo 2017-2018. Tese (Doutorado em Gestão Pública e Governabilidade) – Escuela de Posgrado, Universidad César, Vallejo, Lima, 2020.
4. BARTLETT, Lesley; VAVRUS, Frances. Rethinking case study research: a comparative approach. Routledge, 2016.
5. BLAKE, Garfield. Using changes in US immigration laws to estimate the effect of deportations on crime in Latin America and the Caribbean. Social Science Quarterly, v. 98, n. 5, p. 1554-1570, 2017.