Author:
De Oliveira Rodrigues Eduardo
Abstract
Entre os estudos interessados no processo de formação dos profissionais de segurança pública no Brasil, é comum o diagnóstico sobre a influência que as escolas de formação e a prática policial possuem na construção da identidade policial. Neste universo, é inegável a importância assumida pela análise processual turneriana, dada a tendência em compreender os futuros policiais enquanto sujeitos liminares, cuja identidade profissional seria moldada, fundamentalmente, pelas escolas de formação e pelo saber prático das ruas. Apoiado em dados etnográficos construídos junto a candidatos à carreira de policial militar no Rio de Janeiro, sugiro que muito mais do que criar novas identidades, os espaços de formação e prática contribuem no sentido de reorganizar e complexificar representações e modelos simbólicos que, de certa forma, já estão presentes nos possíveis futuros policiais. A entrada na polícia marcaria muito mais uma continuidade do que uma ruptura com a vida civil prévia dos candidatos.
Publisher
Revista Brasileira de Seguranca Publica
Subject
Law,Sociology and Political Science
Reference74 articles.
1. ABRIC, J. C. Central System, Peripheral System: their Functions and Roles in the Dynamics of Social Representations. Papers on Social Representations - Textes sur Représentations Sociales, (1021- 5573), v. 2, n. 2, 1993, p. 75-78.
2. ALBERNAZ, E. "Deus e o Diabo na terra do sol": visões de espaço público, ética profissional e moral religiosa entre policiais militares evangélicos do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) -Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
3. ALBERNAZ, E. Na fronteira entre o bem e o mal: ética profissional e moral religiosa entre policiais militares evangélicos cariocas. Caderno CRH, v. 23, n. 60, 2010, p. 525-539.
4. ALBERNAZ, E. Sobre legitimidade, produtividade e imprevisibilidade: seletividade policial e a reprodução da ordem social no plano de uma certa "política do cotidiano". Confluências: Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, v.17, 2015, p. 109-122.
5. ALBUQUERQUE, C. L.; MACHADO, E. P. Sob o signo de Marte: modernização, ensino e ritos da instituição policial militar. Sociologias, ano 3, no 5, 2001, p.214-237.