Abstract
A desigualdade permeia diversos setores da realidade brasileira, de modo que atinge também a saúde. No que tange às pessoas com deficiência, a assimetria é ainda mais latente. Esta pesquisa procurou identificar, em produções científicas, as dificuldades enfrentadas por pacientes com deficiência no Brasil, no âmbito do acesso à saúde, o que, na prática, acentua a sua vulnerabilidade. Dessa forma, por meio da associação dos descritores “saúde”, “pessoa” e “deficiência”, realizou-se uma busca de publicações de 2009 a 2018 nas bases de dados Periódicos Capes, Lilacs e scielo Brasil. Da análise de 29 artigos, emergiram quatro categorias: a) preparação profissional para o atendimento de pacientes com deficiência; b) barreiras à acessibilidade à saúde; c) comunicação entre paciente com deficiência e médico/equipe; e d) dupla vulnerabilidade da mulher com deficiência. As respec- tivas categorias foram estudadas sob a perspectiva da bioética devido à interdisciplinaridade do tema e demonstraram as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência. Como sugestões de melhorias, é possível destacar a modificação na atuação médica, a capacitação dos profissionais e o aprimoramento de políticas de saúde que visem à garantia do direito fundamental à saúde e à autodeterminação dos pacientes.
Publisher
Universidad Militar Nueva Granada
Reference50 articles.
1. Clotet J. Por que Bioética? Rev. bioet. - Conselho Federal de Medicina (CFM) [Internet]. 2018 [Acesso em: 12 janeiro 2019]; 1(1). Disponível em: http://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/article/viewFile/474/291
2. Zanella DC. Van Rensselaer Potter: fundamentos interdisciplinares da bioética. En: Sganzerla A, Schramm FR (Orgs.). Fundamentos da bioética. Curitiba: CRV; 2016. p.15-26.
3. Potter VR. (2016) Bioética: Ponto para o futuro. Tradução de Diego Carlos Zanella. São Paulo: Edições Loyola; 2016.
4. WHO (World Health Organization). World Report on Disability; 2011. Disponível em: http://www.un.org/disabilities/documents/sdgs/infographic_statistics_2016.pdf.
5. Vieira DKR, Favoreto CAO. Narrativas em saúde: refletindo sobre o cuidado à pessoa com deficiência e doença genética no Sistema Único de Saúde (SUS). Interface (Botucatu). [Internet]. 2016;20(56):89- 99. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622015.0203
Cited by
4 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献