Abstract
Ainda que a discussão sobre as ferramentas da qualidade seja considerada exaurida por algumas linhas teóricas, a necessidade da compreensão de parâmetros contextuais ainda apresenta grande relevância, tanto para contribuir com os modelos acadêmicos existentes quanto para aperfeiçoar práticas de mercado. Na premissa de estudo de organizações e contextos atípicos, este artigo apresenta um estudo descritivo do processo de implantação de um programa de qualidade em uma organização militar brasileira, bem como as decorrências e os resultados de curto prazo alcançados a partir da iniciativa. O estudo realizado no 3o Grupo de Artilharia Antiaérea de Caxias do Sul, Brasil, foi construído a partir de instrumentos quantitativos e qualitativos com base em um recorte transversal de coleta. Os resultados apontam que aspectos do ambiente específico geraram reações atípicas aos processos de mudança e implantação do modelo de qualidade, se comparado aos casos industriais tradicionais. Adicionalmente, ferramentas tradicionais como a matriz (SWOT) e o gráfico de causa e efeito, embora já amplamente conhecidos no mercado, construíram novos paradigmas nesse ambiente, gerando resultados significativos em curto prazo.
Publisher
Universidad Militar Nueva Granada
Reference41 articles.
1. Andrade, F. F. (2003). O método de melhorias PDCA [dissertação de mestrado]. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Mestre em Produção, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
2. Andrade, G. G. de. (1999). A qualidade no Exército Brasileiro: uma análise do sistema [monografia de especialização Universidade de Taubaté.
3. Asif, M. (2020). Are QM models aligned with Industry 4.0? A perspective on current practices. Journal of Cleaner Production, 258, 120820). DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2020.120820
4. Bardin, L. (2004). Análise de conteúdo. Edições 70.
5. Behera, A. (2020). Quality of Indian service industries with different ANN models. International Journal of Data and Network Science, 4(1), 15-26. DOI: https://doi.org/10.5267/j.ijdns.2019.9.001