KAFTA: uma proposta de adaptação do prato típico Árabe e enriquecimento com a vinagreira, hortaliça do Nordeste Brasileiro

Author:

Lopes Auxiliadora Cristina Correa Barata,Madureira Rayara Rosa

Abstract

Este artigo apresenta uma proposta de reconstrução do prato típico árabe kafta, elaborando-a com carne suína e enriquecendo-o com uma hortaliça do nordeste brasileiro, a vinagreira. Este derivado cárneo foi desenvolvido como parte do Trabalho de Conclusão de Curso na área de Tecnologia em Alimentos, onde foi caracterizado físico-quimicamente e comparou-se os valores da kafta suína com vinagreira com a kafta de carneiro tradicionalmente condimentada com o zaatar libanês. A metodologia utilizada foi do IAL (2008), onde determinou-se os valores de proteínas, lipídeos, carboidratos, valor calórico, sódio, umidade, cinzas, acidez e pH. Os resultados evidenciaram que a kafta suína com vinagreira ofereceu um maior conteúdo de proteínas e de carboidratos e uma reduzida fração lipídica, quando comparada à kafta árabe. E além disso, a vinagreira acrescentada ao tempero clássico, o zaatar libanês, foi responsável por aumentar valores como da acidez, valor calórico e cinzas. Colaborando dessa forma com a disponibilização de diversos nutrientes presentes nesta hortaliça, como ferro, potássio, selênio, zinco e outros. Assim, infere-se que a reconstrução desse prato árabe e o seu enriquecimento com a vinagreira obteve efeitos satisfatórios.

Publisher

Editora IFMA

Reference43 articles.

1. ABREU, M. Y. Arabismos sírio-libaneses no português brasileiro: a língua como fator histórico da relação entre Brasil e Líbano. Ciências & Letras, Porto Alegre, n. 50, p. 83-102, 2011.

2. ALMEIDA, C. O. Avaliação físico-química e microbiológica de linguiça toscana porcionada e armazenada em diferentes embalagens, sob condições de estocagem similares às praticada em supermercados. 2005. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Alimentos) – Faculdade de Engenharia de Alimentos, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2005.

3. ALVES, O. R. - Chef Taico. Zaatar. 2019. Disponível em: https://escoladocheftaico.com/home/; https://blogdocheftaico.com/zaatar/. Acesso em: 20 jun. 2018.

4. AZEVEDO, A. Mania nacional, a kafta é um churrasco árabe com gostinho brasileiro. Portal Namira, Maranhão, 11 ago. 2017. Disponível em: https://imirante.com/namira/brasil/noticias/2017/08/11/mania-nacional-a-kafta-e-um-churrasco-arabe-com-gostinho-brasileiro.shtml. Acesso em: 19 abr. 2019.

5. BENATTI, F. B. Carne suína e os benefícios para a atividade física. Brasília, 2015.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3