Author:
Henriques Juliano Kelvin,Batista Rodrigues Rômulo,Lazzari Rafael
Abstract
A farinha de peixe é tradicionalmente o alimento de origem animal mais utilizado como fonte proteica na nutrição de peixes, contudo a estabilização da produção pesqueira resulta na diminuição da produção de farinha de peixes, tornando necessária a utilização de fontes proteicas alternativas. Dentre as alternativas, tem-se utilizado os alimentos de origem vegetal como o farelo de soja e alimentos de origem animal, como as farinhas processadas a partir de resíduos de abatedouros. Ao encontro disso, está a cadeia produtiva avícola, que é uma das atividades agropecuárias mais desenvolvidas, e que, anualmente gera grandes quantidades de subprodutos que são originados no processo de abate de frangos, e resíduos gerados em matrizeiros. O crescente número de abate de aves no Brasil, com consequente aumento na quantidade de resíduos, fez com que abatedouros se adequassem as Legislações Ambientais. A seguinte revisão de literatura mostra as características nutricionais dos subprodutos da indústria avícola e apresenta resultados da utilização destes produtos como ingredientes proteicos em dietas para peixes.
Reference43 articles.
1. ASGARD, T.; AUSTRENG, E. Blood, ensiled of frozen, as feed for salmonids. Aquaculture, v.55, p.263-284, 1986.
2. AMBARDEKAR, A.A.; REIGH, R.C. Sources and utilization of amino acids in catfish diets. North American Journal of Aquaculture, v.69, p. 174-179, 2007.
3. BARROS, M.M.; PEZZATO, L.E.; HISANO, H. et al. Farinha de sangue tostada em dietaspráticas para tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus L.). Acta Scientiarum. Animal Sciences, v.26, n.1, p.5-13, 2004.
4. BELLAVER, C. Limitações e vantagem do uso de farinhas de origem animal na alimentação de suínos e aves. ll Simpósio Brasileiro Alltech da industria de alimentação animal. Curitiba. Paraná, 2005.
5. BOSCOLO, W.R.; SIGNOR, A.; FEIDEN, A. et al. Farinha de resíduos da filetagem de tilápia em rações para alevinos de piavuçu (Leporinus macrocephalus). Revista Brasileira de Zootecnia, v.34, p.1819-1827, 2005.