1. A associação dos ácidos húmicos, fúlvicos e adubação mineral não representou aumento na área foliar, nem no peso fresco da alface (Lactuca sativa L.). Os tratamentos com, somente, solo e o com a aplicação de adubação mineral promoveram maior área foliar da espécie em estudo.
2. Em relação aos teores de minerais na folha de alface os tratamentos com ácidos fúlvicos, húmicos e associação com adubação mineral, não promoveram aumento significativo nos teores de cálcio, magnésio, ferro e fósforo.
3. Portanto, a aplicação dos ácidos húmicos e fúlvicos sem correção do pH desses extratos não foram eficientes em relação aos parâmetros analisados. Torna-se evidente a necessidade de novos trabalhos nessa área tendo como base soluções de extratos húmicos e fúlvicos com correção do pH dos mesmos, associação com adubação mineral, não só com a hortícola em estudo, mas envolvendo outras hortícolas.
4. REFERÊNCIAS
5. ALMEIDA T. B. F.; PRADO, R.M.; CORREIRA, M.A.R.; PUGA, A. P.; BARBOSA, J.C. Avaliação nutricional da alface cultivada em soluções nutritivas suprimidas de macronutrientes. Biotemas, v. 24, n. 2, p. 27-36, 2011.