Avaliação da qualidade nutricional da alface cultivada em solo sob aplicação de ácidos húmicos e fúlvicos associados à adubação mineral

Author:

Azevedo Sérgio Alves de,Morais Joacir,Alencar Sobrinho Neidelane de,Dias Vera Lúcia Neves,Oliveira Jorge Diniz de,Nascimento Ivaneide de Oliveira

Abstract

A preocupação com a agricultura orgânica como agricultura alternativa está ganhando espaço, em termos econômicos e de saúde pública. Portanto, este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos dos ácidos húmicos e fúlvicos associados à fertilização mineral na qualidade nutricional da alface (Lactuca sativa L.) em relação ao teor de minerais. O ácido húmico e fúlvico foram extraídos do esterco bovino, determinados o teor de carbono e aplicados aos 5, 15 e 25 dias, após o transplante com 10 tratamentos. O solo utilizado no experimento possui forte acidez com alto teor de areia; maior predisposição para a lixiviação de nitrogênio e potássio e baixa capacidade de retenção de água, sendo a saturação um indicador básico eutrófico e do solo abaixo da base de saturação necessária para o cultivo de alface, equivalente a 80%. Não há necessidade de dosagem de calagem de 0,28 t/ha, o que equivale a 0,143 g/3kg de solo. O teor de carbono na fração é considerado alto, mas já é esperado devido à estrutura molecular e outros estudos relacionados já mostram que em uma grande quantidade percentual de carbono nas frações de ácido húmico e ácidos fúlvicos extraídos do esterco. Em relação ao tratamento com peso fresco, somente solo e NPK destacaram-se dos demais, apresentando a maior média, com teste de Tukey significativo, com significância de 5%. A partir da análise dos minerais, verificou-se a presença de Ca+2, Mg+2, Fe+2 e P em todos os tratamentos aplicados. No entanto, não houve diferença significativa entre os tratamentos.

Publisher

Editora IFMA

Reference41 articles.

1. A associação dos ácidos húmicos, fúlvicos e adubação mineral não representou aumento na área foliar, nem no peso fresco da alface (Lactuca sativa L.). Os tratamentos com, somente, solo e o com a aplicação de adubação mineral promoveram maior área foliar da espécie em estudo.

2. Em relação aos teores de minerais na folha de alface os tratamentos com ácidos fúlvicos, húmicos e associação com adubação mineral, não promoveram aumento significativo nos teores de cálcio, magnésio, ferro e fósforo.

3. Portanto, a aplicação dos ácidos húmicos e fúlvicos sem correção do pH desses extratos não foram eficientes em relação aos parâmetros analisados. Torna-se evidente a necessidade de novos trabalhos nessa área tendo como base soluções de extratos húmicos e fúlvicos com correção do pH dos mesmos, associação com adubação mineral, não só com a hortícola em estudo, mas envolvendo outras hortícolas.

4. REFERÊNCIAS

5. ALMEIDA T. B. F.; PRADO, R.M.; CORREIRA, M.A.R.; PUGA, A. P.; BARBOSA, J.C. Avaliação nutricional da alface cultivada em soluções nutritivas suprimidas de macronutrientes. Biotemas, v. 24, n. 2, p. 27-36, 2011.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3