Author:
Amarante Jr Ozelito Possidônio de
Abstract
Os óleos são misturas de substâncias que vão desde alcanos bastante simples até compostos mais complexos como os asfaltenos. A preocupação quanto à constituição dos óleos minerais deve-se ao fato dos efeitos que podem apresentar ao ambiente e à saúde. A exposição direta de operários a óleos minerais, por exemplo, pode causar doenças de pele, respiratórias e aumento de risco de alguns tipos de câncer. A correta identificação dos constituintes dos produtos de petróleo em um derramamento e sua relação com sua fonte é importante na resolução de conflitos ambientais, uma vez que define a fonte da poluição e, conseqüentemente, a responsabilidade legal. Diversos trabalhos têm sido desenvolvidos no sentido de se determinar óleos em amostras de águas e solos. Entretanto, a presença de constituintes de óleos lubrificante na água, muitas vezes, não é explicada, visto que a proximidade de vias públicas e a lavagem sofrida por estas durante as chuvas não são consideradas como prováveis fontes de poluição dos recursos hídricos. Para investigar a influência desta proximidade entre as vias públicas e os recursos hídricos, foram coletadas amostras de água de chuva sem contato com o chão, para serem empregadas como amostras testemunha em frascos de vidro âmbar. Amostras de águas pluviais foram coletadas nas canaletas após lavagem das ruas em ambas as cidades em estudo em diferentes pontos. Desenvolveu-se um método cromatográfico para a determinação dos constituintes dos lubrificantes. Os limites de detecção e quantificação foram determinados de forma conceitual. Observou-se a necessidade de se instalar programas de monitoramento para acompanhar este tipo de aporte de poluentes nos recursos hídricos em áreas urbanas.
Reference22 articles.
1. AMARANTE Jr., O. P. de; BRITO, N. M.; RIBEIRO, A. B.; VIEIRA, E. M. Caracterização de diferentes fluidos empregados na usinagem de metais. Parte I: perfil cromatográfico e espectrometria de massas Anais Assoc. Bras. Quím., v. 52, n. 2, p. 83-87, 2003.
2. AMARANTE Jr., O. P. de; CALDAS, E. P. A.; BRITO, N. M.; SANTOS, T. C. R. dos; VALE, M. L. B. F. Validação de métodos analíticos: breve revisão. Cad. Pesq., v. 12, p. 116-131, 2001.
3. BRITO, N. M.; AMARANTE JUNIOR, O. P. de; POLESE, L.; RIBEIRO, M. L. Validação de métodos analíticos: estratégia e discussão. Pesticidas R. Ecotoxicol. Meio Ambiente, v. 13, p. , 2003.
4. BRITO, N. M.; AMARANTE JUNIOR, O. P. de; POLESE, L.; SANTOS, T. C. R. dos; RIBEIRO, M. L. Avaliação da exatidão e da precisão de métodos de análise de resíduos de pesticidas mediante ensaios de recuperação. Pesticidas R. Ecotoxicol. Meio Ambiente, v. 12, p. 155-168, 2002.
5. CHAÎNEAU, C. H.; MOREL, J.; DUPONT, J.; BURY, E.; OUDOT, J. Comparison of the fuel oil biodegradation potential of hydrocarbon-assimilating microorganisms isolated from a temperate agricultural soil. Sci. Total Environ., v. 227, p. 237-247, 1999.