ANÁLISE COMPARATIVA DOS DIFERENTES TIPOS DE DENTIÇÃO EM SERPENTES

Author:

Lobo Luis Miguel,Viana Diego Carvalho,Olio Rennan Lopes,Dos Santos Amilton Cesar,Furnaletto Mançanares Celina Almeida

Abstract

As serpentes surgiram durante o Cretácio inferior, cerca de 100 a 130 milhões de anos atrás. Os seus ancestrais são os lagartos, dos quais elas foram perdendo os membros ao longo do percurso da evolução biológica; algumas serpentes possuem vestígios de membros posteriores, vestígios externos sob a forma de esporões ou internamente por restos da cintura pélvica. Todas as serpentes apresentam uma função venenosa. O que as diferencia é a capacidade de inocularem o veneno secretado por glândulas salivares especializadas. Deste modo, todas as serpentes são venenosas, mas somente algumas são peçonhentas. As serpentes venenosas são aquelas que secretam veneno, mas não possuem nenhuma estrutura capaz de inoculá-lo; e as peçonhentas são aquelas que apresentam veneno, e ainda um par de dentes especializados na inoculação da peçonha. A dentição das serpentes pode apresentar-se dividida em quatro tipos distintos. Áglifa ou aglifodonte, são as serpentes que não possuem presas. Opistóglifa ou opstoglifodonte, são as serpentes que possuem as pressas na região posterior da boca. Proteróglifa ou proteroglifodonte, são as serpentes que apresentam as pressas na região frontal da boca. Solenóglifas ou solenoglifodontes, são as serpentes que apresentam as presas móveis na região frontal da boca. As diferenças mais notáveis na forma, no tamanho dos dentes e na localização das pesas, reflete na diversidade de comportamentos e adaptações ecológicas e fisiológicas de cada família, gênero e/ou espécie.

Publisher

Editora IFMA

Reference38 articles.

1. AMARAL, A. Serpentes do Brasil: iconografia colorida. Brasilia, DF: Melhoramentos e EDUSP. 1977. 220 p.

2. ANTHONY, J. Essay sur I’évolution aanatomique de I’appareil venimeux des ophidiens. Annales des Sciences Naturelles, Zoologie, v.17, p. 7-53. 1955.

3. ARAÚJO, F. A. A.; SANTALÚCIA, M.; CABRAL, R. F. Epidemiologia dos acidente por animais peçonhentos. In: CARDOSO, J. L. C.; FRANÇA, O. S. F.; WEN, F. H.; MÁLAQUE, C. M. S.; HADDAD JR, V. Animais peçonhentos no Brasil: biologia, clínica e terapêutica dos acidentes. São Paulo: Sarvier, p. 6-12, 2003.

4. BOCHNER, R.; STRUCHINER, C. J. Epidemiologia dos acidentes ofídicos nos últimos 100 anos no Brasil: uma revisão. Cadernos de Saúde Pública, v.19, p. 7-16, 2003.

5. BORGES, R. C. Serpentes Brasileiras: Manual de Identificação, Prevenção e Procedimentos em Caso de Acidentes. São Paulo: Editora Atheneu,1999. 148p

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3