Abstract
São discutidos resultados de uma revisão sistemática de literatura sobre o profissional denominado UX designer. Com procedimentos, foram obtidas publicações provenientes da base Scopus, resultando na leitura em profundidade de 17 artigos. As pesquisas foram associadas a três categorias emergentes na codificação: educação e currículo, prática e desenvolvimento profissional, e inserção nas organizações. Os estudos localizados foram em maioria provenientes de métodos mistos, seguidos de pesquisas qualitativas. Quanto à área de concentração, observaram-se ocorrências mais relacionadas às áreas de Computação e de Design, sendo a primeira área mais associada ao objeto de estudo. Como contribuições dos achados, consideram-se relevantes as categorias emergentes da codificação para o entendimento das competências e da cultura profissional de designers no processo desenvolvimento de produtos digitais circulantes na indústria de tecnologia da informação.
Reference23 articles.
1. Do User Experience (UX) Design Courses Meet Industry’s Needs? Analysing UX Degrees and Job Adverts
2. CONFORTO, Edivandro Carlos; AMARAL, Daniel Capaldo; SILVA, Sérgio Luis da. Roteiro para revisão bibliográfica sistemática: aplicação no desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos. Anais do 8º Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto – CBGDP, Porto Alegre, RS, Brasil, 2011.
3. Experiência do Usuário (UX): Análise Bibliométrica de publicações sobre a Avaliação de Desempenho da UX
4. ELLWANGER, Cristiane. Modelagem e Simulação no Design Experiencial: Uma Abordagem Sistêmica para Avaliar o Impacto da Ideação na Experiência Do Usuário. 226f. Tese (Doutorado em Design) – Escola de Engenharia, Faculdade de Arquitetura - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
5. Toward a Model of UX Education: Training UX Designers Within the Academy