Author:
Rebello Flávia De Floriani Pozza,Rebello Sra Flávia De Floriani Pozza
Abstract
O estilo de vida moderno dificulta a ingestão de refeições completas, ricas em nutrientes essenciais, causando sérios problemas de saúde. O presente trabalho teve como objetivo conhecer os hábitos alimentares e os anseios dos consumidores. A pesquisa foi conduzida no Departamento de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, contando com a participação de discentes de variados cursos, docentes e funcionários técnico-administrativos do Instituto de Tecnologia, em diversas faixas etárias e graus de escolaridade e de ambos os sexos. Foram distribuídos questionários com perguntas simples e diretas à 100 voluntários que posteriormente foram analisados, sendo os resultados plotados em gráficos.O estudo permitiu ratificar a tendência mundial atual em adquirir alimentos mais saudáveis, uma vez que estes foram preferidos por mais de 80% dos entrevistados e mostrar que, apesar da conscientização sobre a importância deste hábito, ainda é grande o consumo de alimentos pobres em nutrientes, o que favorece o surgimento de diversas doenças. Palavras-chave: saúde, hábitos alimentares, alimentos funcionais.
Reference19 articles.
1. ANTILO, A.; BERNADINO, L. The role of additives in chronic pseudo-allergic dermatopathies from food intolerance. Allerg Immunol .Paris, v.27, p.157-160, 1995.
2. CARRARA, L.C.; ESTEVES, A.P.; GOMES, R.T. et al. Uso da semente de linhaça como nutracêutico para prevenção e tratamento da aterosclerose. Revista Eletrônica de Farmácia, v.4, p.1-9, 2009.
3. CORDAIN, L.; EATON, S.B. ; SEBASTIAN, A. et al. Origins and evolution of the Western diet: health implications for the 21st century. American Journal of Clinical Nutrition, v.81, n.2, p. 341-354, 2005.
4. FERNANDES, M.F. Características físico-químicas e perfil lipídico do leite de cabras mestiças Moxotó alimentadas com dietas suplementadas com óleo de semente de algodão ou de girassol. Revista Brasileira de Zootecnia, v.37, n.4, p.703-710, 2008.
5. GIUNTINI E.B.; LAJOLO F.M.; MENEZES E.W. Potencial de fibra alimentar em países ibero-americanos: alimentos, produtos e resíduos. Archivos latinoamericanos de nutrición, v.53, n.1, p.14-20, 2003.