Author:
Antunes Enylda Motta Gonçalves
Abstract
Objetivo: avaliar a saúde psicossexual pela perspectiva humanista da abordagem centrada na pessoa (ACP), antes e após o uso de Tribulus Terrestris em mulheres com disfunção sexual feminina. Métodos: uma série consecutiva de 100 mulheres com disfunção sexual feminina foi recrutada para participar do estudo no serviço de Sexologia, do Ambulatório Jenny de Andrade Faria/Hospital das Clínicas – UFMGEBSERH. As pacientes foram submetidas à anamnese dirigida, ao rastreio do desejo sexual diminuído (DSDS) (Decreased Sexual Desire Screener) e à avaliação psicológica baseada na abordagem centrada na pessoa (ACP), antes e após 90 dias de uso do Tribulus Terrestris. Resultados: a idade média das pacientes na menacme era de 38 anos e as da pós-menopausa, de 55 anos. A idade média total das 100 pacientes era de 47 anos de idade. A interação medicamentosa foi benéfica às pacientes na menacme em relação aos domínios desejo espontâneo e responsivo, excitação subjetiva, excitação genital/lubrificação, orgasmo e satisfação sexual. Quanto aos outros domínios, os benefícios foram melhores para as pacientes na pós-menopausa, pois relataram melhora no desejo espontâneo, excitação subjetiva, excitação genital/lubrificação, orgasmo, dispareunia, satisfação sexual. Este estudo destaca a importância da avaliação psicológica humanística – abordagem centrada na pessoa (ACP) – em mulheres com a disfunção sexual feminina, antes e após tratamento com Tribulus Terrestris. A principal contribuição desta pesquisa é destacar os aspectos psicossexuais sob a perspectiva humanista da saúde sexual em pacientes com disfunção sexual, antes e após tratamento medicamentoso. Conclusão: utilizando a ACP como instrumento obteve-se êxito, nesta pesquisa, em colher os dados sensíveis das pacientes, necessários para a avaliação psicossexual. Concluiu-se que a interação medicamentosa foi preponderantemente benéfica às pacientes na menacme e pós-menopausa, com exceção dos domínios, respectivamente, dor e desejo responsivo.
Publisher
Revista Brasileira de Sexualidade Humana
Subject
General Engineering,Energy Engineering and Power Technology
Reference26 articles.
1. ABDO, C.H.N. Estudo da vida sexual do brasileiro. São Paulo: Prosex, 2004b.
2. ABDO, C. H. N.; FLEURY, H. J. Aspectos diagnósticos e terapêuticos das disfunções sexuais femininas. Revista Psiquiatra Clínica, v. 33, n. 3, p. 162-167, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-60832006000300006
3. ABDO, C. H. N. Considerações a respeito do ciclo de resposta sexual da mulher: uma nova proposta de entendimento. Diagn Tratamento, v. 15, n. 2, 2010.
4. APA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM- V). 5. ed., Porto Alegre: Artmed, 2014
5. BAUMEL, S. W. Investigando o papel da masturbação na sexualidade. Tese (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal do Espirito Santo, 2014.