Abstract
O crescimento urbano acontece normalmente do centro para as regiões suburbanas que os contornam, tornando-se um feito frequentemente contínuo de crescimento que pode também acontecer da cidade para as áreas rurais mais próximas. É considerável entender que a cidade diz respeito à área urbana interna de um município, e o campo à área rural, de forma que alguns municípios contam com uma área completamente urbana ou totalmente rural. O objetivo desse trabalho é verificar o crescimento urbano no distrito de Guariroba, município de Taquaritinga-SP, nos anos de 2003/4 e 2022. A metodologia utilizada neste estudo foi o uso de imagens de satélite, disponível no software livre Google Earth Pro (GEP). Constatou-se no período considerado alterações no uso e ocupação do solo, onde as culturas lenhosas (Gênero Citrus) foram substituídas pela cultura da cana-de-açúcar, causando alterações na paisagem rural.
Subject
General Earth and Planetary Sciences,General Environmental Science
Reference20 articles.
1. BORGES, I.M. S.; LIMA, C. A. O.; FERNANDES, A. C. G.; NUNES, E. A. C.; ALVES, Á. E. F.; NUNES, E. A. C.; NUNES, F. J. B.; ROCHA, A. L. S. da;
2. SANTOS JUNIOR, C. N. dos e BATISTA, C. dos S. O processo de urbanização e seus impactos ambientais na Cidade de Fagundes, Paraíba: recortes históricos. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/.
3. O processo de urbanização e seus impactos ambientais na Cidade de Fagundes, Paraíba: recortes históricos
4. Ruralidades, urbanidades e a tecnicização do rural no contexto do debate cidade-campo
5. CARLOS, A. F. A. O lugar no/do mundo. São Paulo: Labur Edições, 2007. Acesso em 17 ago.2022.