Abstract
Tendo como objetivo este artigo leva-os aconscientização dos risco que a doença ergonômica Distúrbios Osteo-musculares ou Lesões por Esforços Repetitivos (LER/DORT) impactam a vida do trabalhador, não somente no chão de fábrica industrial como também em outras funções que comprometem a integridade da saúde do trabalhador, atentando-se que o trabalho de home office tem se alargado, compreendendo que devido o surgimento pandêmico da COVID-19 a porcentagem de trabalhadores atuando seu serviço em casa se elevaram. A grupo de fatores de riscos que predispõe a doença, sendo uma das principais causas, a repetição de atividades desempenhadas, entretanto, levando em consideração as demais causas.O surgimento do fator de risco obtém características moduladoras; intensidade, frequência e duração, sabendo-se que para desencadear a doença á um grau de gravidade patológico determinado. Portanto, para que se obtenha qualidade de vida no trabalho, beneficiando a produção, adquirir conhecimento sobre suas causas e danos causadoras da doença, é necessário implementar práticas ergonômicas durante a jornada do trabalhador, maximizando medidas preventivas. É importante enfatizar que a origem da LER/DORT tem como etiologia múltiplas causas, solucionar somente um fator de risco durante a produção não resolvera. Portanto, tendo em visto o desenvolvimento metodológico desta escrita editorial apresentada ao leitor expõe a proporção que a patologia podecausar na vida do trabalhador, afetando diretamente sua saúde, sendo ela a doença mais comum no ambiente de trabalho devido a longa exposição dos membros utilizados. Diante desta tese pode-se afirmar que o uso contraceptivo da ferramenta ergonômica minimizara transtorno futuro.
Reference15 articles.
1. ABRANTES, J. A Ergonomia Cognitiva e as Inteligências Múltiplas. In VIII simpósio DE Excelência em Gestão e Tecnologia, Resende/RJ, 2011.Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivo/artigos11/55314676.pdf. Acesso em: 7 de nov.2021.
2. ASSUNÇÃO, A.A.; LIMA, F.P.A.A contribuição da Ergonomia para a identificação, Redução e Eliminação da Nocividade do Trabalho. Livro de RENÉ MENDES (org). Patologia do Trabalho. Rio de Janeiro: Ed. Atheneu. 2003, p.1768-1789. Disponível em: https://www.forumat.net.br/at/sites/default/files/arq-paginas/a_contribuicao_da_ergonomia_para_a_ident._reducao_e_eliminacao_da_nocividade_cap_rene_mendes.pdf. Acesso em: 02 de maio de 2021.
3. AUGUSTO, V.G.; SAMPAIO, R.F.; TIRADO, M.G.A.; MANCINI, M.C.; PARREIRA, V.F. Um olhar sobre as LER/DORT no contexto clínico do fisioterapeuta. Rev.Bras.Fisioter., São Carlos, v. 12, n. 1, p. 49-56, jan./fev. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbfis/a/wNhBCLKgtsX3JhRpPF5dm6M/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 maio 2021.
4. BARBOSA, M. do S. A.; SANTOS, R. M. dos; TREZZA, M. C. S. F. A vida do trabalhador antes e após a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho (DORT). Rev. Bras. Enferm. vol.60, n° 5, Brasília Sept./Oct. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/reben/v60n5/v60n5a02.pdf. Acesso em: 18 Maio 2021.
5. CARDOSO, Geraldo Assis. Manual de Ergonomia, como Ferramenta de Educação Continuada na Gestão em Saúde do Trabalhador. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente) - Centro Universitário de Volta Redonda, Pro-Reitoria De Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Volta Redonda, 2011. Disponível em:
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献