Abstract
A água é o principal recurso natural responsável pela existência de vida no planeta e sua utilização não racional pelo homem leva a consequências desastrosas ao meio ambiente. O objetivo desse trabalho é verificar as variáveis relativas à implantação de cisternas em residências para fins de captação da água da chuva visando aferir critérios como viabilidade econômica e benefícios ambientais decorrentes deste processo. Para tanto, o trabalho valeu-se de uma pesquisa bibliográfica para, através do referencial teórico selecionado, identificar as potencialidades do reaproveitamento de água da chuva através da adoção de cisternas como instrumento para implementação desta ferramenta de gestão ambiental, evidenciando, nas conclusões, as vantagens econômicas aproveitadas por quem se utiliza deste processo assim como os benefícios ambientais decorrentes. É viável a implantação de uma cisterna pois foi demonstrada através de cálculos que uma família de três pessoas que utiliza uma cisterna pode ficar até um mês sem depender de água do sistema de abastecimento de água da cidade. Isso significa uma economia significativa financeira e além disto, significa também que está contribuindo para as redes de abastecimento de água municipais e federais.
Subject
General Earth and Planetary Sciences,General Environmental Science
Reference19 articles.
1. AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS. Manual de usos consuntivos da água no Brasil. Brasília: ANA, 2019.
2. BARROS, J.S.; SANTOS,L.J.C.M.; SILVA,M.F.L.;OLIVEIRA, M.J.; ARAÚJO, V.H. Reuso de água em residências: uma solução para o uso não potavél e seus riscos. VI Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental. Porto Alegre, 2015.
3. Reutilização de água: uma alternativa para o desperdício e economia da água em residências
4. eCycle. Captação de água da chuva: conheça as vantagens e cuidados necessários para o uso da cisterna. 2020. Disponível em: Acesso em: 16 maio 2020.
5. IMPORTÂNCIA DO USO CONSCIENTE DA ÁGUA NOS PROCESSOS PRODUTIVOS DA AGROINDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA