Abstract
Recentemente, tem-se observado diversas doenças mentais que surgem como resultado das condições de trabalho, implicando tanto em esgotamento físico quanto mental. Assim sendo, a saúde mental dos trabalhadores é fundamental para garantir seu bem-estar e níveis de produtividade. O objetivo deste estudo é examinar os aspectos pertinentes à saúde mental dos trabalhadores das localidades de São Carlos e Ibaté. Para tal fim, um questionário direcionado a esse grupo foi aplicado, com a participação de 104 indivíduos. Dentro desse grupo, foi constatado que 61,5% sofrem de ansiedade, 34,6% enfrentam estresse relacionado ao trabalho e 32,7% lidam com quadros depressivos. Esses resultados corroboram com a literatura existente, evidenciando uma proporção significativa de trabalhadores que enfrentam problemas de saúde mental, como estresse e ansiedade.
Reference19 articles.
1. ALONSO, F. G. Síndrome de Burnout: manual de medidas preventivas e identificativas para aplicação pelo engenheiro de segurança do trabalho. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba. (2014)
2. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsvier, 2010.
3. DEJOURS, C. A. Loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho. São Paulo: Cortez, 1992.
4. DURAN, E. M.; COCCO, M. I. M. Capacidade para o trabalho entre trabalhadores de enfermagem do pronto-socorro de um hospital universitário. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v.12, n.1, p. 43-9, 2004.
5. EASHWR. European Agency for Safety And Health At Work Research. Factsheet 30 -Accessing information on stress at work from http://osha.eu.int/ew2002/. 2002.