Abstract
O comércio eletrônico tem sido uma oportunidade para as empresas acessarem um dos canais de venda mais rentáveis, a internet. A estratégia Omnichannel se consolidou no mercado, integrando os canais físicos e online para oferecer uma experiência de compra mais completa e personalizada aos clientes. No entanto, o segmento de alimentos online não se desenvolveu tão rapidamente quanto inicialmente esperado, o que levou a um certo ceticismo em relação a esse negócio. A pandemia da COVID-19 em 2020 causou uma mudança inesperada nesse cenário, forçando os supermercados a acelerar sua digitalização para encontrar novas maneiras de atender aos clientes em suas casas. O processo de separação, empacotamento e expedição de pedidos em uma loja online é conduzido por um responsável que atribui as atividades aos separadores levando em consideração a experiência do indivíduo. Embora os separadores mais experientes usem a topologia da loja para determinar o caminho mais eficiente, frequentemente os pedidos são atribuídos a trabalhadores com tempo parcial e sem vínculo empregatício, prejudicando o desempenho. Depois de coletados os itens, os pedidos são entregues a colaboradores responsáveis pelo empacotamento e expedição, sendo que o fluxo do processo é alterado de acordo com o tipo de serviço solicitado pelo cliente. Este trabalho apresenta e discute um modelo de programação linear inteira mista para solucionar o problema de roteamento de coleta com restrições específicas de um supermercado. Os testes realizados mostraram que a utilização de uma variação do modelo matemático do Problema do Caixeiro Viajante pode ser uma ferramenta útil para a tomada de decisões gerenciais na otimização do processo de picking em supermercados. Desta forma, os gestores podem definir estratégias específicas para melhorar a eficiência das entregas, reduzindo custos e tempo de espera dos clientes.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
Materials Science (miscellaneous)
Reference25 articles.
1. BELL, D. R.; GALLINO, S.; MORENO, A. How to win in an omnichannel world. MIT Sloan Management Review, v. 56, n. 1, p. 45, 2014.
2. CHABOT, T. et al. Order picking problems under weight, fragility and category constraints. International Journal of Production Research, v. 55, n. 21, p. 6361–6379, 2 nov. 2017.
3. COSTA E SILVA, E. et al. A Mathematical Model for Supermarket Order Picking. In: [s.l: s.n.]. p. 189–196.
4. DANTZIG, G.; FULKERSON, R.; JOHNSON, S. Solution of a large-scale traveling-salesman problem. Journal of the operations research society of America, v. 2, n. 4, p. 393–410, 1954.
5. DE KOSTER, R.; LE-DUC, T.; ROODBERGEN, K. J. Design and control of warehouse order picking: A literature review. European Journal of Operational Research, v. 182, n. 2, p. 481–501, 16 out. 2007.