Isomorfismo institucional e cultura organizacional de uma empresa de distribuição: um estudo de caso

Author:

Vasconcelos Rafael Straus TimbóORCID,Oliveira Lizy Manayra SantosORCID,Lima Marcos Antonio MartinsORCID

Abstract

Os estudos sobre a teoria institucional ganharam espaço no campo dos estudos organizacionais por fornecer maneiras de compreender os padrões implícitos e a diversidade dentro das organizações. Para Pereira (2012), a teoria institucional pretende explicar fenômenos organizacionais compreendendo como as estruturas e ações se legitimam, podendo explicar o fenômeno do isomorfismo, que é um mecanismo utilizado pelas organizações. Neste contexto, entender a cultura organizacional é de grande importância. O objetivo deste trabalho é analisar o processo de formação da cultura organizacional de uma nova empresa de distribuição cearense, pertencente a um grupo econômico, conforme o Competing Value Model (CVM) desenvolvido por Cameron e Quinn (2011). A pesquisa utilizou abordagens quantitativa e qualitativa. Os resultados apontam que a nova empresa desenvolveu muitas das práticas do grupo de origem, tomando-o como modelo, administrando as resistências encontradas e aprimorando práticas e ações, sugerindo a ocorrência do isomorfismo institucional mimético, ou seja, a tendência em que as organizações adotem estruturas semelhantes e atuarem de forma também similar. O estudo contribuiu procurando identificar e compreender a influência dos principais aspectos que norteiam o processo de institucionalização e de formação da cultura organizacional, ampliando assim o conhecimento das temáticas no âmbito dos estudos organizacionais.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Subject

Materials Science (miscellaneous)

Reference32 articles.

1. ALBUQUERQUE, M. Análise da tipologia de cultura organizacional de uma multinacional em processo de aquisição amigável conforme percebido pelos funcionários. In:SEMEAD, 17., 2014, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: SEMEAD, 2014.

2. ARAUJO, P. M. C.; JESUS, R. G.; ARAUJO, B. F. von B.; CRUZ, P. B. Gestão da Cultura

3. Organizacional do Instituto Federal do Espírito Santo: o caso do curso de Ambientação

4. Institucional para novos servidores. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO EM TECNOLOGIA, 8., 2011, Resende. Anais... Resende: Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2011.

5. BABBIE, Earl. Métodos de pesquisa de survey. Belo Horizonte: UFMG, 2005.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3